Saúde

Método contraceptivo DIU passa a ser ofertado pela rede municipal de saúde

Parte das 20 medidas do programa “Saúde Para Todos”, serviço ainda não era ofertado pelo município.

Integrando o pacote de reformulação da saúde anunciado pelo prefeito Dr. Furlan (Cidadania), desde a segunda-feira (16) a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) passa a ofertar a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) – método contraceptivo inserido no útero para evitar a gravidez, em três unidades da capital.

Inicialmente, a colocação do contraceptivo será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do bairro Coração e Padre Raul Matte, no Jardim Marco Zero. Além disso, o procedimento também estará disponível no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, localizado no São Lázaro.

Segundo a subsecretária de Assistência à Saúde, Alessandra Reis, o método pode ser realizado após agendamento feito diretamente nas UBSs e tem eficácia comprovada de 93,3%. As mulheres que desejarem passar pelo procedimento receberão consulta ginecológica e terão que realizar exames, todos disponíveis nas unidades.

colocação do contraceptivo será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do bairro Coração e Padre Raul Matte

Para ser liberada para passar pelo procedimento, os exames devem indicar que a paciente não está com suspeita de gestação ou grávida e estar em idade de período fértil, geralmente a partir dos 14 até os 49 anos. Moldado em forma de “T”, o dispositivo ofertado pela rede municipal é feito de cobre e não hormonal. E por se tratar de método contraceptivo com uma grande eficácia comprovada e não precisar se preocupar com horários, está entre os métodos preferidos das mulheres.

Ainda de acordo com a subsecretária de Assistência à Saúde, Alessandra Reis, a inclusão do serviço na rede municipal vai ajudar a diminuir os índices de gestações não planejadas. É importante ressaltar que além do DIU, em todas as UBSs também é possível encontrar contraceptivos em comprimidos, injetáveis e preservativos. Todos disponibilizados gratuitamente.

Serviço

As mulheres que optarem pelo DIU devem apresentar documentos como RG e o cartão do SUS e procurar preferencialmente as unidades abaixo:

  • Centro de Especialidades Municipal Dr. Papaléo Paes: Rua Adilson José Pinto Pereira, esquina com Avenida Manoel Torrinha, S/N – Renascer.
  • UBS Padre Raul Matte: Avenida Wilson Carvalho com Rua Inspetor Miguel Amorim, S/N – Zerão.
  • UBS Coração: Rua Eugênia Damasceno, S/N – Coração.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo