Movimento Cultural Desclassificáveis realiza espetáculo “Cristo por Elas” com narrativa feminina sobre a Paixão de Cristo

Com o objetivo de descentralizar o acesso à cultura e gerar reflexão sobre a morte e ressurreição de Cristo neste período de Semana Santa, o Movimento Cultural Desclassificáveis apresenta, mais uma vez, o espetáculo Cristo por Elas, que retrata a história da Paixão de Cristo sob o olhar e a hermenêutica feminina.
Dividido em seis capítulos, o espetáculo, que já está em sua 14ª edição, traz uma versão contada pelas mulheres que passaram pela vida de Jesus, apresentando de forma inusitada a breve e grandiosa passagem de Cristo pelo mundo, como explica o diretor Paulo Alfaia.
“A gente tem como iniciativa descentralizar o acesso aos bens culturais, que são fruto de uma pesquisa, um estudo sobre os evangelhos apócrifos — os evangelhos não reconhecidos pela Igreja Católica — como o que menciona uma possível Maria Madalena. São mulheres que, possivelmente, conviveram com Cristo. A gente vem com essa proposta: levar para a comunidade escolar e para o público em geral essa linguagem teatral”, afirmou Paulo.

Neste ano, a apresentação acontece na Escola Estadual Professor Lauro de Carvalho Chaves, no bairro do Muca, buscando resgatar, de forma poética e lírica, a história de uma paixão que, por muitas vezes, acabou sendo tratada como absoluta e inquestionável.
Sinopse
O enredo transita desde os tempos antigos, com a adoração à deusa da fertilidade Ostara, passando pelo diálogo sobre humanidade e teologia com a jovem Samaritana — ao oferecer água a Jesus —, até o relato do sofrimento silencioso de Maria, mãe do Filho de Deus, e o discurso íntimo de Maria Madalena sobre seu amor e devoção por Cristo. A narrativa também percorre os conflitos de fé, vida e morte das irmãs de Lázaro: Marta e Maria de Betânia.
A encenação propõe uma reflexão: Qual foi o papel das mulheres na vida de Jesus? Sem princípios moralistas ou julgadores, o espetáculo busca, de forma clara e objetiva, revelar o que há por trás dessas grandes mulheres que acompanharam todo o calvário vivido por Cristo.
Ficha técnica
Direção: Paulo Alfaia
Elenco: Deusa Ostara – Hayan ChandraMaria (mãe de Jesus) – Kássia ModestoMarta – Joseanne KarlaMaria de Betânia – Carolina MirandaMaria Madalena – Andreia LopesSamaritana – Negra Áurea
Maquiagem e Adereços: Jubson Blada
Contra-regra: Toni SyloDesign
Registro Audiovisual: Sandro Gemaque
Sonoplastia: Paulo Santos
Produção Executiva: Movimento Cultural Desclassificáveis
