Na capital, mais de 2 mil motoristas foram multados pelo não uso de cinto de segurança
Um levantamento da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) identificou que a principal infração cometida por motoristas na capital é a falta do uso de cinto de segurança. Em 2020 os dados mostram que 21.905 motoristas cometeram essa infração.
Em um comparativo, no primeiro semestre de 2020 foram 1.777 infrações por falta de uso de cinto de segurança cometidas pelos motoristas e 1.374 por passageiros. Já este ano, de janeiro a junho de 2021, foram 2.176 registros de motoristas praticando a infração e 1.093 de passageiros.
Entre as 10 principais contravenções no trânsito, a ausência do uso do cinto de segurança tem 46,4% de índice. A estatística foi comprovada a partir das notificações emitidas pelos órgãos de fiscalização viária e câmeras de videomonitoramento.
“Os dados são preocupantes e a CTMac reforça a importância do uso do cinto de segurança que, além de ser uma obrigatoriedade no trânsito, o cidadão precisa entender que o uso significa proteção da vida e preservação da saúde”, declara Marcilio Dantas, diretor-presidente da Companhia de Trânsito Municipal.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor ou passageiro que deixar de usar o cinto gera multa no valor de R$ 195,23, enquadrado em infração grave, acarretando a soma de 5 pontos na CNH.