Site em fase de desenvolvimento.

Portal Alyne Kaiser

Editorias em alta

Foragido com mais de 25 ocorrências morre após confronto com 2ºBPM e Patamo na Zona Norte de Macapá

Da Redação

2 min de leitura

Ouvir

Entre para favoritar

As favoritas ficam na sua área do assinante, em qualquer aparelho. A assinatura é grátis: só nome e e-mail. Depois do código, você volta para esta notícia já favoritada.

Foragido com mais de 25 ocorrências morre após confronto com 2ºBPM e Patamo na Zona Norte de Macapá

Márcio Ruan Soares Furtado, conhecido como “Tio Patinhas”, foragido da Justiça e com 25 boletins de ocorrência por crimes de alta periculosidade, morreu após confronto com a Polícia Militar durante uma ação na Zona Norte de Macapá. O suspeito era procurado por latrocínio, roubos com arma de fogo, tráfico de drogas, porte ilegal de arma e recorrentes fugas do sistema prisional.

Um trabalho integrado da Rádio Patrulha do 2º Batalhão da Polícia Militar e da Companhia Independente de Moto Patrulhamento (PATAMO) resultou na localização do foragido de alta periculosidade no bairro Renascer, na Zona Norte de Macapá. A operação foi desencadeada após informações confirmadas pelo Serviço de Inteligência da PM sobre a presença de um indivíduo com mandado de prisão em aberto.

Durante a operação policial, Márcio Ruan desobedeceu à ordem legal de parada e tentou fugir, passando a efetuar disparos de arma de fogo contra as guarnições policiais.
Diante da situação, os policiais reagiram em legítima defesa para cessar a ameaça.

Em seguida, o socorro médico foi acionado, sendo posteriormente constatado o óbito. Com o suspeito, foi apreendido um revólver calibre .38 com numeração suprimida, que foi encaminhado à autoridade policial competente.

Extenso histórico criminal

Segundo a polícia, ‘Tio Patinhas’ tinha cerca de 25 registros por crimes graves, como latrocínio, roubos armados, tráfico de drogas, porte ilegal de arma, agressões e fugas do sistema prisional. O suspeito era considerado reincidente e de elevado grau de periculosidade.

Relembre o latrocínio de 2021

Entre os crimes atribuídos a ele está o latrocínio ocorrido em agosto de 2021, no bairro Cidade Nova, na zona leste de Macapá. Na ocasião, um idoso de 60 anos foi espancado durante um assalto e morreu em decorrência da violência sofrida. O laudo da Polícia Científica apontou traumatismo craniano causado por uma barra de ferro utilizada no ataque.

Imagens de câmeras de segurança da área ajudaram a identificar a participação de Márcio Ruan, inclusive durante a fuga, quando ele teria sido visto repassando um dos televisores roubados a um dos comparsas. O crime causou grande comoção e reforçou o histórico de violência do grupo envolvido.

Prisões e fugas

Prisões, fugas e recapturas
Após o crime, Márcio Ruan fugiu para o município de Afuá, no Pará, onde foi localizado e preso por porte ilegal de arma de fogo em uma ação integrada das polícias do Amapá e do Pará. Ele foi recambiado para Macapá com apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA) e passou a cumprir prisão no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), onde estava custodiado desde setembro de 2021.

Mesmo preso, o histórico de fugas continuou. O detento voltou a se tornar foragido após fugir do Hospital de Emergências de Macapá, onde estava internado sob escolta policial, fato que motivou a expedição de novo mandado de prisão e o reforço das buscas.

Providências

O local da intervenção policial foi isolado e periciado, e todas as providências legais cabíveis foram adotadas, conforme os protocolos institucionais. O material apreendido ficou à disposição da autoridade policial para os procedimentos legais.

Compartilhe esta notícia

WhatsAppFacebookX

Entre para favoritar

As favoritas ficam na sua área do assinante, em qualquer aparelho. A assinatura é grátis: só nome e e-mail. Depois do código, você volta para esta notícia já favoritada.

O que você achou desta notícia?

Sua avaliação ajuda a redação.

Entre para avaliar

Só assinantes avaliam as notícias, e as avaliações ficam na sua área do assinante. A assinatura é grátis: só nome e e-mail. Depois do código, você volta para esta notícia já avaliada.

ReportagemDa RedaçãoVer todas as notícias

Comentários

Só assinantes comentam, e cada comentário passa pela moderação da redação antes de aparecer. Regras dos comentários

Entre para comentar

Só assinantes comentam e respondem nas notícias. A assinatura é grátis: só nome e e-mail. Depois do código, você volta para esta notícia.

Leia também

Mais de Polícia