Site em fase de desenvolvimento.

Portal Alyne Kaiser

Editorias em alta

Amapá será sede da 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental

Da Redação

2 min de leitura

Ouvir

Entre para favoritar

As favoritas ficam na sua área do assinante, em qualquer aparelho. A assinatura é grátis: só nome e e-mail. Depois do código, você volta para esta notícia já favoritada.

Amapá será sede da 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental

Depois de 10 anos, acontece em Macapá a 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental. O evento será sediado no Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP) entre os dias 2 e 4 de setembro. A solenidade contará com a presença de conhecedores do assunto em doenças mentais, além de promover debates que irão nortear a elaboração de projetos que serão apresentados na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) que acontecerá em Brasília.   

Esse é o espaço responsável pela construção e atualização participativa das políticas públicas no campo da Saúde Mental, conforme rege a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS). O tema da 5ª CNSM é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Durante 30 dias, os conselheiros de saúde dos 16 municípios do Estado realizaram suas conferências municipais e debateram as problemáticas no que tange a saúde mental da população em suas cidades e com isso criaram propostas que serão discutidas no encontro estadual em Macapá.

Os Eixos a serem discutidos serão: Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS, Universalidade, Integralidade e Equidade; e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia:

“A Política Nacional de Saúde Mental vem sofrendo ataques constantes desde sua elaboração. As medidas colocam em risco conquistas históricas. Esses impactos atingem a Rede de Atenção Psicossocial, com o incentivo à internação psiquiátrica e à separação da política sobre álcool e outras drogas, que passou a ter ênfase no financiamento de comunidades terapêuticas”, comenta o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Kliger Campos.

Serviço:

Data: 2 a 4 de setembro

Hora: 17hs

Local: Auditório do Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP)

Compartilhe esta notícia

WhatsAppFacebookX

Entre para favoritar

As favoritas ficam na sua área do assinante, em qualquer aparelho. A assinatura é grátis: só nome e e-mail. Depois do código, você volta para esta notícia já favoritada.

O que você achou desta notícia?

Sua avaliação ajuda a redação.

Entre para avaliar

Só assinantes avaliam as notícias, e as avaliações ficam na sua área do assinante. A assinatura é grátis: só nome e e-mail. Depois do código, você volta para esta notícia já avaliada.

ReportagemDa RedaçãoVer todas as notícias

Comentários

Só assinantes comentam, e cada comentário passa pela moderação da redação antes de aparecer. Regras dos comentários

Entre para comentar

Só assinantes comentam e respondem nas notícias. A assinatura é grátis: só nome e e-mail. Depois do código, você volta para esta notícia.

Leia também

Mais de Saúde

Escolha seu signo · quarta-feira, 4 de novembro

Horóscopo

Horóscopo de 4 de novembro

Áries

21/3 a 19/4

Hoje você sente uma energia diferente no ar, aquela que convida à ação mas também à reflexão. Não é dia de pressa cega: as coisas que importam pedem um passo mais cuidadoso, uma observação antes do impulso.

  • Amor

    O coração pede paciência e presença simples ao lado de quem você ama.

  • Trabalho

    Flexibilidade com seus planos traz soluções inesperadas para os desafios.

  • Energia

    Você está mais introspectivo que de costume, e isso é exatamente o que precisa.

Ler o horóscopo completo

Texto gerado por inteligência artificial a partir das posições dos astros. Powered by Sigastra

Previsões geradas por IA · Powered by Sigastra