Site em fase de desenvolvimento.

Portal Alyne Kaiser

Editorias em alta

FICCO deflagra operação contra organização criminosa no Amapá

Da Redação

1 min de leitura

Ouvir

Entre para favoritar

As favoritas ficam na sua área do assinante, em qualquer aparelho. A assinatura é grátis: só nome e e-mail. Depois do código, você volta para esta notícia já favoritada.

FICCO deflagra operação contra organização criminosa no Amapá

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amapá (FICCO/AP) deflagrou, nesta quinta-feira (31), a Operação Muçuã, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava em diversos municípios do estado. A ação teve como alvos criminosos ligados ao tráfico de drogas, estelionato e comércio ilegal de armas e munições.

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Macapá, nos bairros Ipê e Perpétuo Socorro, em Tartarugalzinho e Laranjal do Jari. Os alvos da operação são apontados como lideranças de facção criminosa, com atuação dentro e fora do sistema prisional.

De acordo com as investigações, o grupo mantinha uma espécie de “caixinha do crime”, abastecida com mensalidades pagas pelos próprios membros da facção. Os valores seriam usados para comprar armas, alugar imóveis e veículos, além de cobrir despesas logísticas da organização.

A apuração começou após uma denúncia que indicava a existência de um esquema articulado de movimentação de drogas entre Macapá e Tartarugalzinho, com liderança operando de forma remota desde dentro da prisão.

Os investigados poderão responder por crimes como:

  • Tráfico de drogas;
  • Comércio ilegal de armas de fogo e munições;
  • Extorsão;
  • Organização criminosa.

Caso condenados, as penas somadas podem ultrapassar 45 anos de prisão, além de pagamento de multas.

A operação contou com o apoio da 1ª Delegacia de Polícia de Laranjal do Jari, Delegacia de Polícia de Tartarugalzinho, 6º Batalhão da Polícia Militar e do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

A FICCO/AP é formada por integrantes da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal, atuando de forma integrada no combate às ações do crime organizado no estado.

Compartilhe esta notícia

WhatsAppFacebookX

Entre para favoritar

As favoritas ficam na sua área do assinante, em qualquer aparelho. A assinatura é grátis: só nome e e-mail. Depois do código, você volta para esta notícia já favoritada.

ReportagemDa RedaçãoVer todas as notícias

Leia também

Mais de Polícia