Site em fase de desenvolvimento.

Portal Alyne Kaiser

Editorias em alta

Jaime Nunes reúne com representantes do trade turístico do AP e recebe propostas para desenvolver o setor

Da Redação

2 min de leitura

Ouvir

Entre para favoritar

As favoritas ficam na sua área do assinante, em qualquer aparelho. A assinatura é grátis: só nome e e-mail. Depois do código, você volta para esta notícia já favoritada.

Jaime Nunes reúne com representantes do trade turístico do AP e recebe propostas para desenvolver o setor

O empresário Jaime Nunes, pré-candidato ao governo do Amapá, participou de um encontro com representantes de entidades do trade turístico local, na quarta-feira (22). O encontro serviu para coletar informações, sugestões e debater sobre o plano de governo voltado para o setor.

Aproximadamente 25 entidades sindicais, o associações e empresas do setor privado participaram do debate, que buscou a construção participativa do programa de governo de Jaime para a eleição ao Setentrião em outubro deste ano. A exemplo do que vem fazendo com setores como a educação e a saúde, em que reuniu com os profissionais que atuam no dia a dia dessas áreas.

Para Jaime, essa é a única forma eficiente de se construir um plano de governo exequível e que atenda as demandas de cada setor. Ele destacou ainda a importância do turismo no planejamento construído por sua equipe para ajudar a desenvolver economicamente o Amapá.

“O turismo é uma das maiores indústrias que podemos ter, e o Amapá possui potencialidades turísticas em todos os municípios, mas que, ao longo dos anos, não foram exploradas de forma eficiente. Temos uma culinária de importância internacional e não sabemos usar. Temos belezas naturais incríveis, e lugares propícios para desenvolvermos a pesca esportiva e o turismo de aventura. Mas, para isso, precisamos destravar esse setor. E só vamos conseguir fazer isso ouvindo quem conhece a realidade e vive o dia a dia do turismo”, disse Jaime.

A iniciativa de realizar a plenária foi elogiada pelo vice-presidente da Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes do Amapá (Abrasel-AP) e coordenador do Observatório do Turismo, Sandro Belo. Segundo ele, as diversas entidades convocadas para o encontro representam quase que a totalidade dos atores que movimentam o turismo no estado. “O turismo representa hoje 6% do PIB do Amapá, e emprega aproximadamente 27 mil pessoas. Essas pessoas que estão aqui é que fazem esse trabalho acontecer, e eles precisam ser ouvidos”.

Já a presidente da Associação dos Artesão do Amapá (Aart-AP), Cláudia Penafort, disse que o setor precisa ser olhado com carinho pelo poder público, que há anos tem negligenciado o turismo no estado. Ela lembrou que a categoria dos artesãos sofreu muito na pandemia, e tem tentado se reerguer. “ Nosso setor foi muito afetado com a pandemia, e precisamos mais do que nunca do apoio do Estado para vencermos essas dificuldades e seguirmos produzindo e levando a identidade do Amapá lá pra fora”, afirmou.

Propostas

Cada entidade representada na reunião teve a oportunidade de entregar uma lista de demandas e propostas a Jaime, que, juntamente com sua equipe, fará um compilado das informações para elaborar o plano de governo. A necessidade de reestruturação da secretaria de turismo e a realização de um concurso para turismólogos no estado foram algumas das demandas levantadas na reunião.

Compartilhe esta notícia

WhatsAppFacebookX

Entre para favoritar

As favoritas ficam na sua área do assinante, em qualquer aparelho. A assinatura é grátis: só nome e e-mail. Depois do código, você volta para esta notícia já favoritada.

ReportagemDa RedaçãoVer todas as notícias

Leia também

Mais de Política