Operação Hórus: Coiote tenta fugir da polícia e joga embarcação contra área de floresta no rio Oiapoque
Um criminoso que já respondeu por tráfico de drogas, tentou escapar de um cerco policial na madrugada deste sábado, 17, no município de Oiaoqoue – a 590 quilômetros de Macapá. O fato se deu por volta das 1h, quando o coiote foi flagrado fazendo transporte clandestino de migrantes.
Segundo o delegado Charles Corrêa, que coordena a Operação Hórus naquela cidade, o serviço de inteligência da Polícia Civil (PC) apontou que o traficante estava vindo do Suriname, trazendo ilegalmente em uma embarcação, passageiros e drogas.
“Realizamos a campanha fluvial e, assim que avistamos o nosso alvo, nós demos ordem de parada. No entanto, ele não obedeceu. Esse criminoso empreendeu fuga em alta velocidade com sua voadeira e, em dado momento, quando viu que não conseguiria escapar, jogou a embarcação contra a margem do rio, expondo em perigo a vida dos passageiros, entre eles, uma mulher grávida”, detalhou a autoridade policial.
Ainda de acordo com Corrêa, o suspeito adentrou a área de floresta e correu pela mata. Mas, logo foi alcançado e capturado. Uma revista minuciosa foi realizada na voadeira. Porém, nenhum vestígio do produto entorpecente foi encontrado. O delegado acredita que o homem jogou a substância no rio ou no mato.
Preso, o coiote foi conduzido para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) de Oiapoque. Depois de ouvido, ele foi autuado em flagrante pelos crimes de atentado a segurança do transporte marítimo e fluvial e tentativa de homicídio dos oito passageiros que estavam na embarcação.
A mulher grávida precisou de atendimento médico e foi encaminhada ao hospital daquele município.
A polícia contou com a ajuda de pescadores locais para retirar os passageiros do local e rebocar a voadeira até a orla de Oiapoque.
Durante o percusso pelo rio, a equipe da PC se deparou com uma segunda embarcação suspeita. Na abordagem, foi constatado que a mesma estava em apoio ao coiote preso anteriormente.
“O piloto havia acabado de deixar uns passageiros no distrito de Taparabu. Fizemos a prisão dele também. No total, três coiotes foram detidos” finalizou o delegado.