Saúde

Paciente da Unidade Estadual de Internação celebra aprovação em defesa de mestrado

A direção da Unidade Estadual de Internação (UEI) preparou uma homenagem à paciente Marília do Espírito Santo, que mesmo internada realizou a defesa de seu mestrado e conquistou a aprovação.

O coordenador de experiências da UEI, Adriano Prata, conta que foi disponibilizado um espaço para Marília apresentar o seu trabalho. “Mesmo tomando soro, a paciente iniciou sua apresentação. Durante a defesa,o notebook começou a dar problemas de conexão e áudio,mas os profissionais que estavam na sala acompanhando Marília, conseguiram fazer a substituição do aparelho e disponibilizar fone de ouvido para que pudesse dar continuidade”, explicou.

Marília do Espírito Santo se dedica há 20 anos à educação. Há pelo menos 15 anos resolveu se dedicar a educação especial. O tema do projeto de pesquisa foi “Visibilidade da pessoa com deficiência na Educação de Jovens e Adultos”.De acordo com Marília, uma parcela significativa desses alunos desistem dos estudos. “Me senti motivada para falar sobre o assunto, questionando sobre a fragilidade da aplicabilidade das leis que os amparam”, comentou.

A paciente argumentou sobre sua pesquisa para ingresso no Mestrado em Educação Inclusiva, oferecido a nível nacional pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINF). O programa disponibilizou 300 vagas para o Brasil todo, e apenas 15 para a UNIFAP, sendo somente cinco vagas para a linha de pesquisa de Marília, que conseguiu a aprovação e celebrou mais uma conquista em sua carreira como educadora especial.

Segundo a paciente, a trajetória até a aprovação não foi fácil. Ela relata que várias vezes pensou em desistir, em especial quando começou a sentir muitas dores, que foi quando resolveu procurar atendimento médico e precisou ser internada. “Ainda no hospital, resolvi dar continuidade nos estudos e na preparação para realizar a defesa do mestrado. Familiares, amigos e professores me incentivaram a não desistir, pois se tratava de uma oportunidade única”, contou Marília do Espírito Santo.

Apesar de todo nervosismo e imprevistos, a paciente conseguiu fazer sua apresentação e após receber o resultado, comunicou a equipe da UEI e recebeu uma homenagem da Diretoria por sua aprovação. Marília agradeceu a equipe por todo suporte e apoio recebido, aguardando o momento da alta médica para celebrar com seus familiares e amigos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo