Portal Alyne Kaiser

Paciente morre vítima de Varíola dos Macacos em Belém

Foi confirmada na sexta-feira (24), pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), a morte de um paciente do seco masculino, diagnosticado com Mpox (monkeypox), “varíola dos macacos”. Ele foi identificado como Augusto Demétrio Neto, é cantor, e segundo a família, contraiu o vírus no fim do ano passado e seu quadro se agravou a cerca de um mês.

De acordo com a Sesma, o homem deu entrada no Hospital Municipal Mário Pinotti, e logo recebeu assistência médica especializada. Ele foi mantido em isolamento no Centro de Terapia Intensiva – CTI.

O homem recebeu alta hospitalar após melhorar. Já no dia 22 de abril, ele retornou ao Pronto socorro municipal, com saúde agravada.

Segundo a Sesma, foram adotadas todas as medidas clínicas e de isolamento recomendadas pelo próprio Ministério da Saúde, mesmo assim o homem morreu.

MPOX
A mpox é uma zoonose viral, ou seja, é transmitida entre pessoas e animais. A transmissão se dá por contato próximo a fluidos corporais de uma pessoa contaminada ou por arranhões ou mordida do animal com a doença. Alguns dos sintomas são dor de cabeça, gânglios inchados e erupções na pele.

A “‘varíola dos macacos”, foi identificada pela primeira vez em colônias de macacos, em 1958.

Hoje, porém, já sabemos que a infecção que recebeu o mais alto nível de alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) na última semana também pode ser transmitida por roedores, como esquilos, e outros mamíferos, como até mesmo o cão doméstico. Por isso passou a ser chamada de Monkeypox.

A doença é causada pelo vírus chamado MPXV (do inglês, monkeypox virus). Esse vírus pertence à família dos Orthopoxvirus, um dos maiores e mais resistentes vírus de DNA já conhecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo