Pai morre e filho fica gravemente ferido após serem rendidos por criminosos dentro de casa
A polícia está atrás de pistas que possam levar ao paradeiro de dois criminosos que invadiram uma residência na zona sul de Macapá, mataram com um tiro na cabeça o comerciante José Marques Maciel Lisboa, de 38 anos, e deixaram o filho dele, o tenente do Exército Brasileiro (EB), Felipe Batista Soares, gravemente ferido. De acordo com o relatório policial, por volta das 21h deste sábado, 9, os bandidos se aproveitaram de uma distração do tenente, que se preparava para deixar o imóvel, localizado na Avenida Cristal, no Conjunto Barcellos, no bairro Pedrinhas, e o renderam.
Em seguida, o levaram para um dos quartos da casa e começaram a perguntar por dinheiro. Sem saber que os assaltantes estavam no local, José Marques chegou e entrou. Ao ver o filho sendo agredido pelos criminosos, o mesmo reagiu. “O tenente estava com o portão aberto, em cima da moto, ainda na garagem, se preparando para sair, mas acabou se distraindo no telefone celular. Os criminosos, que já vinham observando a casa por algumas horas, esperaram o momento certo para agir. O pai não estava em casa. Uma testemunha que estava no local conseguiu se esconder e ainda tentou avisar ele, ligando e mandando mensagens via WhatsApp. Mas, infelizmente, ele não atendeu e nem leu. Daí, quando chegou em casa e viu o filho naquela situação, tentou reagir, pois ambos andavam armados. Houve, então, um tiroteio e as duas vítimas foram atingidas”, detalhou o delegado Dante Ferreira, da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa (Decipe), que esteve na cena do crime.
Após os disparos, os bandidos deixaram a residência correndo e levando as duas armas de fogo (pistolas) das vítimas. Eles também renderam um entregador de pizza que estava nas proximidades e roubaram a motocicleta do trabalhador. A Polícia Militar (PM) chegou a ser acionada e fez incursões na área, mas não conseguiu localizar e prender os acusados.
José Marques e Felipe, que foi baleado com um tiro no abdômen, foram socorridos por vizinhos e levados para um hospital particular, no bairro Santa Rita, região central da capital amapaense. Segundo informações, o comerciante morreu antes mesmo de chegar naquela casa de saúde. O oficial do EB foi submetido a um procedimento cirúrgico e continua internado. De acordo com o boletim médico, o estado dele ainda inspira cuidados.
José Marques era proprietário de uma vidraçaria e uma metalúrgica, e colecionava armas. Câmera do circuito interno da residência e de imóveis vizinhos deverão auxiliar a polícia nas investigações. O caso está sendo tratado como latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Por isso, será encaminhado para a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DECCP).
Armas de fogo não garantem a segurança. Se não tivessem armados estariam vivos.
*Estivessem.