O maior conjunto habitacional de moradia popular do estado, o Macapaba, agora conta com um Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). No residencial que abriga cerca de 25 mil moradores as ocorrências policiais são frequentes, o que se espera agora com o novo dispositivo é que a segurança na região seja reforçada.
O centro foi inaugurado na tarde de sexta-feira (02) resultado de um investimento de R$ 2.126.000 milhões, com recursos estaduais, de emenda de bancada e dos Fundos de Segurança e Penitenciário Nacional. A obra faz parte do Complexo de Segurança do conjunto habitacional, que também possui uma unidade da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Para o governador do Estado, Waldez Góes, a entrega do centro significa o reforço na segurança durante as dificuldades da pandemia. “Os investimentos não são apenas na infraestrutura, são em várias áreas para melhorar ainda mais o serviço prestado para a sociedade. Nesta época de grandes dificuldades, continuamos com as entregas de projetos e planejamentos com ajuda de toda bancada”, ressaltou.
Ainda na solenidade, houve a assinatura de um acordo de cooperação entre o Governo do Estado e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) para a realização de dois projetos de extensão: “Caminhos do Amanhã” e “Viva o atletismo”, que vai levar empreendedorismo às mulheres do Macapaba e atividades esportivas às crianças e adolescentes do conjunto.
De acordo com o coordenador do Ciosp do Macapaba, delegado Ericláudio Alencar, o Ciosp é um espaço para a comunidade e que precisa ser utilizado por todos. “Queremos que a população se aproprie desse espaço, pois não se faz nada sozinho. Precisamos de todos aqui presentes e atuando para manter a comunicação entre a comunidade e a segurança pública”, concluiu.
A estrutura do lugar conta com salas especializadas como a Maria da Penha, para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica, espaço da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para os atendimentos jurídicos dos advogados, bem como celas, cartório e salas individualizadas para os delegados.
Também foi entregue uma viatura para a unidade do Ciosp, com a intenção de dar apoio à coordenação e às atividades policiais dentro do conjunto e nos bairros da região.