Paratleta amapaense conquista medalha de prata em Mundial de Parataekwondo em Istambul na Turquia
A paratleta Leylianne Ramos garantiu a prata na categoria K40 até 65 kg no Campeonato Mundial de Parataekwondo, realizado neste fim de semana em Istambul na Turquia. Num resultado histórico para o Brasil, que conquistou 7 medalhas, e coloca a amapaense entre as 5 melhores do mundo, com grande chance de conseguir vaga para as Olímpiadas da França, em 2024.
Essa foi a melhor campanha da modalidade em Campeonatos Mundiais. Pela primeira vez na história o Brasil esteve presente na premiação por equipe, encerrando sua participação com segundo 2º lugar por equipe no feminino e em 4º lugar por equipe no geral.
“Esse campeonato reúne os melhores do mundo, nossa atleta conseguiu um feito inédito para o Amapá, e com esse resultado ela tá na briga para as Olimpíadas, os 6 melhores do ranking conseguem ir direito para França”, informa Bruno Igreja, treinador da atleta.
Leylianne começou sua carreira esportiva na modalidade caratê, e somente em 2019 ela partiu para a nova modalidade, que lhe renderia muitas conquistas. “Recebi o convite do mestre Brunno Igreja em 2018 para compor o time de taekwondo, mas somente em 2019 iniciei os treinos e no mesmo ano competi nos níveis estadual, nacional e internacional”, lembra a esportista.
Ela faz parte do ranking mundial dos vinte melhores atletas do parataekwondo do mundo. Ela é atleta com dismelia unilateral em membro superior e há 4 anos recebe incentivo do estado que permite a participação em torneios e demais despesas.