Paratletas amapaenses conquistam 40 medalhas durante evento nacional em Brasília
No último fim de semana, 19 atletas paralímpicos amapaenses participaram do evento Nacional Paralímpico, Meeting Caixa Econômica Federal de natação e atletismo, que ocorreu em Brasília. Nesta segunda-feira, 25, os paratletas retornam para Macapá com 40 medalhas conquistadas durante os jogos, foram 26 medalhas de ouro, 13 medalhas de prata e 1 de bronze.
Os atletas fazem parte da Federação de Paradesporto do Amapá, que tem como presidente Yndiraima Cunha e vice-presidente o professor de educação física e técnico Paralímpico, Marlon Gomes. ” Estamos muito felizes com os resultados obtidos pelos nossos paratletas, agradecemos todos os parceiros que acreditam e apoiam o paratlelismo amapaense, a Federação vem se preparando desde julho para que o nome do Amapá pudesse estar no lugar mais alto no pódio e mais uma vez o colocando no cenário nacional”, comenta Yndiraima.
“É a primeira vez que participo do Metting Caixa, conquistei medalha de ouro no arremesso de peso e prata e lançamento de disco, estou emocionada e muito feliz e grata à empresa de incentivo ao esporte, a Brazil Oportunites, e a todos que acreditam no paratlelismo amapaense”, disse a paratleta Alice Chagas, que faz parte da equipe de atletismo.
Na natação o Amapá foi representado pelos atletas Kauã Souza, Lucas Costas e Luiz Silva, que conquistaram 5 medalhas de pratas, 2 medalhas de ouro e 1 de bronze.
O atleta de natação, Lucas Costa conquistou duas medalhas de prata e conta emocionado sobre a sua participação nos jogos. “Foi uma experiência incrível, é muito significante para nós, pessoas com deficiência, conquistar essas medalhas, participar desses jogos é mais que uma simples vitória, é resultado de muito esforço e dedicação e sou grato por toda ajuda que recebi para estar aqui e com certeza continuarei levando o nome do nosso Amapá em muitos outros lugares”, comenta.
Os atletas contaram com apoio da Universidade Federal do Amapá ( UNIFAP), Universidade Estadual do Amapá (UEAP), do Instituto Federal do Amapá (IFAP), a Uninter, a empresa Thai Toyota, a secretária Lília Suely Amoras Colares e sua equipe da Secretaria Extraordinária de Representação do Governo do Estado do Amapá em Brasília – SEAB e a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Sedel).