PF prende ex-candidato a prefeito por porte ilegal de arma e atuação em garimpo no Oiapoque
Na noite desta sexta-feira, 25, a PF prendeu um ex-candidato a prefeito de Oiapoque, suspeito de praticar os crimes de garimpo ilegal e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. A prisão foi efetuada no distrito de Vila Velha do Cassiporé, em Oiapoque/AP.
O flagrante foi efetuado após diligências da PF, quando os policiais foram verificar a veracidade de denúncias referentes a crescente prática de garimpo ilegal na região.
Ao chegarem no local indicado na denúncia, os policiais encontraram um garimpo ilegal em atividade, tendo o conduzido sido apontado por todos os trabalhadores como um dos sócios do garimpo e dono da arma e munições encontradas.
O flagranteado, que já foi candidato a prefeito no município de Oiapoque, foi conduzido para a Polícia Federal, onde foi lavrado o flagrante. Em seguida, ele foi encaminhado ao IAPEN, onde aguardará audiência de custódia.
Ele poderá responder pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e usurpação de bens da União. Se condenado, poderá cumprir pena de até 10 anos de reclusão e pagamento de multa.