PMs linha de frente escolherão agentes da segurança pública para receber comenda militar
Policiais militares que atuam nas ruas, como linha de frente no combate à criminalidade, participarão da avaliação que escolherá o “Destaque Operacional Tenente Mota”, que irá agraciar PMs que pertence ao quadro do Centro Integrado de Operações e Defesa Social (CIODES).
A avaliação que acontecerá no período de 1° a 13 de junho, irá homenagear com a comenda, agente da segurança pública que se destacaram no exercício de suas funções.
“Pela ausência de protocolo, os policiais militares do Ciodes não eram submetidos à uma avaliação de desempenho e recompensa, como já ocorre nos demais batalhões. Portanto, elaboramos uma proposta que regula este processo, contemplando como avaliadores, os policiais que atuam nas viaturas e que interagem rotineiramente com os militares do órgão”, explicou o Major Pedro David, Chefe da Coordenação Polícia Militar.
O regulamento do processo de seleção foi publicado no Boletim Geral da PMAP, no dia 20 de abril, após aprovação do Comandante Geral da instituição.
“O segundo passo foi submeter a apreciação do Comando Geral, considerando, principalmente, que o efetivo dos batalhões da capital estará incluso no processo. E também, pelo elogio individual que o comandante geral concederá aos três melhores colocados do ranking”, detalhou o Major Pedro Davi.
A escolha será feita por meio de uma ficha de indicação, que possui campos para o preenchimento de três nomes de indicados, o nome do avaliador e do batalhão a qual pertence. Para computação dos pontos será formada uma comissão capitaneada pelo coordenador da PM.
A entrega dos certificados dos Destaque Operacional Tenente Mota, ocorrerá dia 13 de julho, durante a comemoração do aniversário de criação do Centro Integrado de Operações de Defesa Social.
“A nomenclatura do Destaque Operacional é uma homenagem póstuma à família do Tenente Mota, integrante do CIODES que faleceu este ano por complicações decorrentes do COVID-19”, finalizou.