Porto Grande: águas do rio Araguari recebem 1º Torneio de Pesca Esportiva Rei do Rio neste sábado, 25

Acontece neste sábado, 25, o 1º Torneio de Pesca Esportiva Rei do Rio, na categoria Caiaque e Canoa, nas águas do Rio Araguari, no município de Porto Grande, com largada às 5h. Será disputada em quatro categorias: caiaque amazônico, caiaque duplo, caiaque individual e canoa canadense. Os melhores serão premiados e receberão troféus e medalhas.

Realizado pela empresa Rei do Rio, o evento é sem fins lucrativos e todos os recursos arrecadados estão sendo revestidos em premiações. A intenção da realização é incentivar a pesca esportiva no estado “Queremos mostrar a pesca esportiva como uma potência turística para o estado, queremos difundir o turismo sustentável, temos toda a riqueza natural para isso, o que precisamos é investir nisso, não só mostrar para fora, como fazer com que os daqui do Amapá acreditem para fomentar o turismo, fazer crescer a economia da cidade onde ele acontece, assim todos ganham”, informa um dos organizadores da Rei do Rio, William Rocha.

O torneio recebeu apoio do Governo do estado e vai entrar no catálogo da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) para ser apresentado em feiras e eventos nacionais e internacionais. A primeira será a ABAV Expo, que acontecerá no mês de outubro, em São Paulo. A pesca esportiva é uma modalidade onde o peixe é fisgado, pesado, medido, fotografado e devolvido à água e seu habitat sem nenhuma dano ao animal.
Eu praticamente me criei ouvindo os sons dos tambores, junto à essa população da cidade de Macapá. Eu pisei nessas terras no dia 31/03/58. Onde o meu pai já estava desde o ano de 1953. Já no próximo ano, ou seja 1954, ele mandou buscar na cidade de Picuí PB. O meu irmão mais velho que naquela data estava com 16 anos de idade. E em Dezembro/58, o mesmo veio visitar a minha mãe e mais 10 filhos. E ao retornar no mês de Janeiro/56. Trouxe em sua companhia dois irmãos que havia terminado o ensino primário para dar continuidade aos seus estudos. E só voltando para levar para residir em Macapá, no mês de março/58. Foi quando viemos em sua companhia mais oito filhos e minha mãe. Pela companhia de aviação LOYD AÉREO Brasileiro. Embarcamos na cidade de Campina Grande. Com destino à cidade de Macapá. No dia 30/03/58. Com escala e pernoite na cidade de Fortaleza. E embarcamos no dia 31/03/58 , com destino à Macapá. Com escala na cidade de Teresina , Belém do Pará. E finalmente chegamos à Cidade que nos acolheu e me viu crescer. Fui muito feliz. Onde tive muitos colegas e amigos
. Fui escoteiro do Mar. Servi à minha pátria. Fui funcionário público. Mas, com seis anos de trabalho eu pedi exoneração do quadro de funcionários públicos federais. Era uma cidade pequena onde o povo em sua maioria era da região. Onde estás havia sido desmembradas do estado do Pará. Lamento ver esse estado sendo assaltados por por políticos da própria terra e outros oriundos das ilhas do Pará. O povo tem que resolver. Ou seja eliminar da esses cidadãos que nada fazem pela sua terra e o seu povo. Trabalham em benefícios próprio. Eu só desejo que o nosso povo abra olhos
para as próxima eleição. Todos que já passaram pela administração pública desse estado. Fizeram fortunas. Que do sofrimento de um povo que vem sofrendo as consequências desde quando passou a ser estado.