A Prefeitura de Macapá inaugurou a primeira Clínica-escola para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento aconteceu nesta terça-feira, 03, com a presença de alunos das escolas municipais Cantinho do Amor e Meu Pé de Laranja Lima, que fizeram apresentações de dança.
A clinica-escola é um centro educacional e ambulatorial de diagnóstico, intervenção terapêutica e atendimento educacional especializado, que proporcionará um acolhimento e tratamento aos alunos com diagnóstico ou suspeita de TEA. O serviços serão direcionado às crianças matriculadas nas turmas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal.
Na clínica-escola, os alunos passarão por atendimento psicopedagógico, que avaliará o desenvolvimento de aprendizagem e avaliação clínica educacional, que direcionará atividades individuais atendendo a necessidade da criança e compondo o Plano Terapêutico Individualizado. Além de acompanhamento psicossocial com o intuito de prestar apoio e orientações protetivas a pais e familiares.
“Uma emoção toma conta de mim neste momento. Quando assumir a gestão, idealizei entregar uma clínica-escola e hoje estamos concretizando. Nosso objetivo é tornar a saúde do município referência na assistência ao público autista, o primeiro passo foi dado hoje, nossa meta é ter cinco clínicas-escolas em Macapá para atender a todos”, comemorou a secretária de Saúde, Erica Aymoré.
A previsão de início dos atendimentos na clínica-escola é junho. Durante o mês de maio, serão realizados capacitação dos profissionais e triagem dos alunos, que não recebem nenhum atendimento na rede pública ou privada. O espaço está localizado na avenida Procópio Rola nº 1176, no bairro Central.