Amapá

Procon-AP lançará manual para jovens consumidores

O Instituto de Defesa do Consumidor do Estado do Amapá (Procon), criou um manual voltado aos consumidores jovens com dicas sobre direitos, saúde e consumo consciente.
Em 2021, a diretora de Educação e Projetos do Procon/AP, Janaína Corrêa, teve a ideia de sua equipe produzir algo para os consumidores jovens, pois estes alegavam que a linguagem do Código do Consumidor era muito difícil.



“Os jovens achavam a linguagem chata, com muito termo técnico e então fiz pesquisas e encontrei um projeto feito pelo Procon de São Paulo, com dicas sobre direitos e ainda contava com dicas de saúde e de consumo consciente. Baseado nele, elaboramos o nosso”, informa Janaína.
Assim foi elaborado o manual, com uma linguagem mais acessível, menos burocrática e também mais regional focado no universo em que eles vivem e frequentam. Um exemplo é o item Hora de se Divertir, onde o manual explica sobre valores cobrados em bares, restaurantes e casas noturnas, como couvert, consumação mínima, também sobre cinema, shows, teatro e a questão da meia-entrada, tudo detalhado e com a linguagem bem coloquial.
Também dão dicas e explicam sobre as cobranças feitas em esferas públicas e privadas, onde são cobrados serviços para cursos, oficinas, entre outros.
De acordo com diretor-presidente do Procon/AP, Luiz Pingarilho, “a intenção do projeto é informar a população mais jovem sobre seus direitos, além de trabalhar uma educação consciente de consumo e deixar mais acessível o Código de Defesa do Consumidor, além de garantir que eles nãos serão lesados em seus direitos”, explica.
O manual faz parte do projeto que recebeu emenda federal do deputado federal luís Carlos. Pingarilho informou ainda que será lançado no final desse mês de abril e distribuído em escolas, universidades e faculdades e outros com público jovem. Também serão contratados jovens universitários e estudantes de nível médio para fazerem a divulgação e palestras sobre o manual.
O manual tem ilustrações de Honorato Júnior, foi elaborado pela equipe técnica do Procon e recebeu diagramação, formatação, layout e impressão da Secretaria de estado da Comunicação (Secom/AP).

Janaína Corrêa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo