Profissionais da educação iniciam Campanha Salarial 2025

O Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (SINSEPEAP) está realizando mobilização da categoria para a Campanha Salarial 2025, para assegurar uma série de demandas debatidas na Assembleia Geral, para assegurar condições de trabalho e a qualidade no ensino público em todo o estado.
Segundo o Sindicato, a educação enfrenta perdas salariais acumuladas de 68,81% entre 2011 e 2024, impactando diretamente a motivação e permanência dos profissionais na rede estadual. Ainda segundo o sindicato também houve redução na porcentagem de docentes efetivos, o que aumenta a necessidade de convocação dos concursados e mais concursos públicos para docentes e funcionários administrativos.

A presidenta do Sinsepeap, Katia Almeida, também reforçou a importância da regulamentação do piso salarial da categoria.
“Outro ponto central é a regulação do piso salarial dos profissionais da educação. O sindicato acompanha os desdobramentos do PL 2.531/2021, que busca garantir um piso salarial para os trabalhadores administrativos da educação, além de defender o cumprimento do piso nacional do magistério em todos os municípios do Amapá. A negociação coletiva no serviço público é essencial para qualificar o atendimento à sociedade. Valorizar os servidores significa investir na melhoria da educação para as crianças e jovens amapaenses”, destacou Kátia.
A categoria reivindica um reajuste salarial de 17,51% em 2025, seguido de 10,83% ao ano pelos cinco anos seguintes, além do reajuste do piso salarial de acordo com as diretrizes nacionais, e também cobra a reestruturação da Lei 0949/2005 e a inclusão de professores do SOME/SOMEI no Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI).