Profissionais de Enfermagem recebem capacitação para aperfeiçoamento e instrução em sutura e BLS
O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP), por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), firmou parceria com o Coren-RJ e iniciou, nesta semana, a oferta de cursos de capacitação para os profissionais de Enfermagem do estado. Durante dois dias, enfermeiros e técnicos participaram de formações práticas e teóricas nos cursos de sutura e Suporte Básico de Vida (BLS), com ênfase em desfibrilação. Além de proporcionar uma atualização sobre as normas e procedimentos, os cursos habilitaram os participantes a atuarem como novos instrutores, ampliando a capacitação na área.
Esses cursos marcam o início de uma série de qualificações oferecidas pelo NEPS, o que reafirma o compromisso do Coren-AP com o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais de Enfermagem no estado. Segundo Robson Adachi, coordenador do Núcleo, o objetivo é garantir que os profissionais da área recebam atualizações constantes e formações especializadas, fortalecendo a capacitação da Enfermagem no Amapá e contribuindo para a melhoria da qualidade do atendimento à população.
“Há bastante tempo o Coren-AP não oferecia cursos, e com a gestão atual estamos resgatando a essência da capacitação dos profissionais de saúde. As atualizações podem surgir a qualquer momento, e muitas vezes os profissionais acabam se baseando nos conhecimentos adquiridos na faculdade, que podem estar desatualizados. Nosso objetivo é garantir que todos estejam sempre atualizados, o que, em última instância, beneficia a sociedade”, afirmou Adachi.
A capacitação, que segue a Resolução 731/2023 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e regulamenta a realização de sutura simples por enfermeiros, visa ampliar a atuação dos profissionais em ambientes de atenção primária e emergências, onde muitas vezes são os primeiros a lidar com traumas leves. A Enfermeira Intensivista e Presidente do Coren-RJ, Dra. Lilian Behring, foi a responsável pela condução dos cursos.
“É fundamental levar a capacitação em sutura qualificada para todos os profissionais do Amapá. Com esse curso, formamos vários instrutores que garantirão melhores condições de saúde à população. O curso de Suporte Básico de Vida (BLS) com enfermeiros e técnicos também foi de extrema importância. Agradeço ao presidente Donato e a todos os conselheiros que contribuíram para a realização deste projeto”, declarou Dra. Lilian.
Ao todo, 160 profissionais de Enfermagem, entre enfermeiros e técnicos, de todos os municípios do estado, foram certificados. A capacitação também busca suprir a carência de médicos em áreas mais distantes, como destaca o enfermeiro João Felipe Barros, atuante no Arquipélago do Bailique.
“Muitas vezes, pacientes chegam com quadros que não podem esperar 12 horas para serem atendidos em Macapá. Para esses casos, é essencial que possamos realizar procedimentos como sutura e administrar medicamentos para estabilizar o paciente antes de seu encaminhamento. Essa capacitação nos dá a habilitação necessária para atuar com segurança. Estou muito grato por essa oportunidade, especialmente por ser promovida pelo Coren, o nosso Conselho”, afirmou João Felipe.
Maria Rita dos Reis, técnica de Enfermagem, participou da formação em Suporte Básico de Vida (BLS) e ressaltou a importância de ser uma multiplicadora do conhecimento adquirido.
“Como profissionais de saúde, é fundamental estar sempre atualizados, tanto para nossa formação acadêmica quanto para a segurança dos pacientes. Profissionais capacitados têm o potencial de salvar mais vidas. O Coren abriu uma vasta gama de conhecimentos, e agora posso compartilhar o que aprendi com outros colegas. Agradeço por essa oportunidade, pois acredito que o conhecimento deve ser disseminado para toda a equipe”, afirmou Maria Rita.