Solidariedade

Projeto Acolher realiza vaquinha para construir espaço para realizar atividades sociais


O projeto Acolher é desenvolvido por 11 voluntários em prol de levar atividades de cultura, esporte, lazer e qualificação profissional para crianças e adolescentes que habitam em áreas de ressaca da cidade de Macapá. Também buscam prevenir e combater a violência e o abuso sexual dos menores nessa região por intermédio de palestras, campanhas e aconselhamentos.
No momento, o projeto atende mais de 80 crianças e adolescentes. De acordo com o coordenador, Herculis Batista, graduado em Gestão Hospitalar, cursando Teologia e Pós-graduando em Gestão de Projetos Sociais, o Acolher tem como idealizadores Luiz José dos Santos Neto e Liliane Santos Góes, missionários de Macapá, que escolheram o bairro Cidade Nova, devido a problemas de violência, falta de políticas públicas e responsabilidade dos pais com a educação dos filhos.



“Escolheram trabalhar um projeto no bairro Cidade Nova, devido à falta de políticas públicas. Aqui temos um dos maiores índices de violência, drogas e exploração infantil. Vemos um grande número de crianças e adolescentes que são exploradas sexualmente, drogas licitas e ilícitas, gravidez precoce, alto índice de natalidade (maioria das famílias possuem mais de 4 filhos e muitas dessas mães são mães-solteiras) falta um cuidado familiar com os filhos em relação ao estudo, o que aumenta a evasão escolar. Temos baixa autoestima entre adolescentes que ganham sua vida como estivador, abandonando a escola”, informa o coordenador.


Diante desta realidade, Herculis ressalta que o projeto visa trabalhar com a informação e prevenção visando à diminuição da exploração infantil. “A iniciação nessas áreas é a partir de 10 anos de idade, o que tem comprometido o desenvolvimento saudável das crianças. Não há acesso a qualificação profissional para jovens e adultos o que gera demanda por oficinas e cursos que podem ser realizadas de acordo com a necessidade da comunidade em conjunto com palestras motivadoras. A maioria dos adultos que trabalham estão na informalidade”, relata.

O Projeto Acolher desenvolve atividades de ensino bíblico, boas maneiras e práticas como cidadãos, libras, Estatuto da Criança e do Adolescente, Brinquedoteca, Alfabetização, Apoio escolar, Aulas de Badminton, Tele Revolution (uma atividade que exibem um filme e comentam sobre o princípio do mesmo com as crianças e os adolescentes), Karatê, Brincadeiras e o Clube do Cibinho (uma atividade do Projeto onde as crianças de 4 a 11 anos participam uma vez ao sábado e ficam o dia todo apreendendo), tomam café e almoçam.


O projeto, que é totalmente voluntário, está sem espaço para realizar as atividades, pois o local onde era desenvolvido foi entregue ao dono, era alugado e foi pedido a devolução. Assim os voluntários estão fazendo uma campanha para construir uma espaço para o projeto.
“O Projeto Acolher precisa de sua ajuda para continuar funcionando, precisamos devolver o espaço que usamos e estamos fazendo uma vakinha para dar início a construção”, informa o coordenador.


link da vakinha https://www.vakinha.com.br/2902507
Contribuição menor que 25,00 pode ser feito na conta da igreja no pix 96 98808-1746

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo