Projeto Lona Aberta: Festival de Circo e Palhaçaria Amapaense encerra hoje

Encerra nesta quinta-feira, 10, mais uma edição do Projeto Lona Aberta – Festival de Circo e Palhaçaria Amapaense, evento que celebra a riqueza da arte circense e sua influência na construção da identidade cultural do estado. Entre os dias 08 e 10 de abril, o público mergulhou na magia do circo com apresentações gratuitas em três horários diários: 09h, 15h e 19h.

O festival, que acontece na lona de circo da Cia. Cangapé, instalada no sambódromo de Macapá, leva ao público um panorama vibrante da produção circense local, em alusão ao dia nacional do circo, comemorado no dia 27 de Março. Grupos, companhias e trupes do Amapá encantaram a plateia com ações poéticas, espetáculos, animação, intervenções e recepções circenses. Como atração especial, o evento contará com a presença da Turma do Biribinha, diretamente de Arapiraca (AL), trazendo a arte de um dos maiores nomes da palhaçaria brasileira: o mestre Palhaço Biribinha.

Além das apresentações, o Projeto Lona Aberta também promove o fortalecimento da cadeia produtiva circense no Amapá por meio de ações formativas. Destaque para a roda de conversa que reunirá agentes do setor circense amapaense e o Palhaço Biribinha para debater sobre “O Circo Brasileiro”, abordando desafios, oportunidades e a relevância da arte circense na construção do imaginário popular.
O festival não apenas promove o acesso à cultura, mas também proporciona uma experiência transformadora para centenas de crianças e jovens. Cerca de 11 escolas públicas das redes estadual e municipal de ensino participarão do evento, permitindo que os estudantes não apenas assistam às apresentações, mas vivenciem a magia do circo amapaense. Para a realizadora do evento, produtora cultural e coordenadora da Cia. Cangapé, Alice Araújo, a presença do grupo no festival demonstra o comprometimento com a valorização do patrimônio cultural tradicional. “O Palhaço Biribinha é uma das maiores expressões da nossa cultura, elevado à Patrimônio Vivo de Alagoas e nacionalmente reconhecido como Patrimônio das Artes do Brasil. Trazer a Turma do Biribinha para o Lona Aberta, no extremo norte do país, representa uma chance de promover o nosso Circo Teatro e partilhar essa herança artística com artistas circenses e com o público amapaense”, disse.
A arte circense é um dos mais antigos e potentes instrumentos de formação cultural, promovendo a imaginação, o lúdico e a expressão artística. O Projeto Lona Aberta, de realização da Cia. Cangapé com apoio do Governo do Amapá, através da Secretaria de Cultura do Estado, reafirma seu compromisso com a valorização desta tradição, criando um espaço de celebração, aprendizado e fortalecimento do circo no Amapá.
Para mais informações e atualizações sobre a programação, acompanhe as redes sociais da Cia. Cangapé.
PROGRAMAÇÃO:
08/04 – Terça-feira
9h
Espetáculo “Festa no Picadeiro”
Grupo: Bibica e Cia.
Intervenções: Monociclo com Lucas Alves, Trapézio com Paulo Henrique, O Ninho e Loukart
15h
Espetáculo Virtuose
Grupo: Cia. Cangapé
Intervenções: Palhaço Pato, O Ninho, Loukart
19h
Espetáculo PalhaçadaMusikada
Grupo: Turma do Biribinha
Intervenções: O Ninho, Loukart
20h
Roda de Conversa
com Palhaço Biribinha – Mestre da palhaçaria brasileira
09/04 – Quarta-feira
9h
Espetáculo Pato e Laranjinha pintando o 7
Grupo: Trupe do Pato
Intervenções: Malabares com Lucas Alves e José Augusto, Mastro com Paulo Henrique, O Ninho e Loukart
15h
Espetáculo Notas de Ton Ton
Grupo: Ton Ton
Intervenções: Rola Rola com José Augusto e Laíse Costa, Lira com Laíse Costa e Rita Guedes, O Ninho e Loukart
19h
Espetáculo Virtuose
Grupo: Cia. Cangapé
Intervenções: “Encantadas” com Laíse Costa, Manuela Brazão, Lívia Letícia, Alexia Yasmin e Bruna Alves; O Ninho e Loukart
10/04 – Quinta-feira
9h
Espetáculo FLOOPS
Grupo: Trecos In Mundos
Intervenções: Monociclo com Lucas Alves, Trapézio com Paulo Henrique, O Ninho e Loukart
15h
Espetáculo O Show do Cascalho
Grupo: Casa Circo
Intervenções: Rola Rola com José Augusto e Laíse Costa, Tecido com Laíse Costa, O Ninho e Loukart
19h
Espetáculo Virtuose
Grupo: Cia. Cangapé
Intervenções: “Encantadas” com Laíse Costa, Manuela Brazão, Lívia Letícia, Alexia Yasmin e Bruna Alves; O Ninho e Loukart
Fotos: Paulo Rocha