Rádio Difusora promove 1ª reunião ampliada de Comunicadores do Norte do Amapá e Guiana Francesa, em Oiapoque
Para aprimorar e fortalecer a comunicação do estado, a Rádio Difusora de Macapá, promoverá um evento significativo: a 1ª Reunião Ampliada de Comunicadores do Norte do Amapá e Guiana Francesa. O encontro será realizado no sábado, 3 de agosto, em Oiapoque. O evento conta com apoio do Sebrae Amapá e do Governo do Estado.
Durante o encontro, jornalistas e comunicadores dos dois países terão a oportunidade de discutir pautas de interesse mútuo, compartilhar informações e debater questões relevantes para ambas as regiões. O objetivo é criar um espaço para a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos, promovendo uma cobertura jornalística mais abrangente e contextualizada sobre as questões transfronteiriças.
A reunião visa estimular a formação de um Grupo de Trabalho (GT) que será responsável pela organização do I Encontro de Comunicadores da Fronteira Amapá e Região das Guianas. Este evento inaugural servirá como um passo fundamental na construção de uma rede de comunicadores para a região transfronteiriça, fomentando o desenvolvimento profissional e acadêmico e aprofundando a compreensão da integração binacional.
A diretora da Rádio Difusora, Ana Girlene, diz que a primeira reunião de comunicadores do norte da Amapá e Guiana Francesa nasceu de demandas apresentadas pelos próprios comunicadores que atuam na região de fronteira e assim fortificar essa relação entre os comunicadores da região binacional.
“Então a ideia é que a partir desta reunião preparatória, que acontecerá no dia 3 de agosto em Iapoc, nós possamos estender para um evento ainda maior, que vai ser o primeiro encontro de comunicadores do Amapá e região das Guianas. Temas sensíveis como a questão ambiental, circulação de pessoas, a própria Comissão Mista Transfronterista e seus resultados. A implantação da Universidade da Fronteira e outros temas que dizem respeito, que nos afetam, de que modo os comunicadores podem melhorar essa relação e fortalecer esses laços, é o objetivo maior desse encontro”, afirma a diretora.
No encontro serão debatidos temas como o papel da comunicação no fortalecimento da Universidade Federal da Fronteira e outros como: turismo e a comunicação; Como é fazer comunicação na Fronteira e Povos indígenas e a mídia: quais temas realmente interessam.
Com esta reunião, espera-se um fortalecimento das relações de comunicação entre o Amapá e a Guiana Francesa, promovendo uma cooperação mais eficaz e uma cobertura jornalística que beneficie ambas as regiões.