Randolfe e Governo do Amapá recebem ministro e comitiva francesa
Randolfe Rodrigues (REDE) e governo do estado, por meio da Secretaria de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Amapá, articularam a vinda do ministro francês, Olivier Fontan. O intuito é estreitar as relações entre Brasil e França, aproveitando a localização estratégica do Amapá, que faz fronteira com a Guiana Francesa.
O governo do estado vai realizar uma programação especial para recepcionar a comitiva, apresentando a culinária, cultura e arte amapaense.
Entre as principais pautas que serão debatidas, estão a liberação da travessia pela Ponte Binacional, a emissão de visto em Macapá, além dos demais temas transfronteiriços de interesse para os dois países. Segundo o senador Randolfe, este é o momento para retomar a tradição diplomática com a França.
“Nos últimos quatro anos não avançamos em nada na relação Brasil e França, especialmente quando falamos em Amapá e Guiana Francesa. Nosso estado está numa posição privilegiada que deve nos garantir cooperações que desenvolvam a região, como o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. Estamos trabalhando muito para isso”, garantiu o senador.
Randolfe disse ainda que serão tratadas, juntamente com o governo do estado e o ministro Olivier Fontan, cooperações importantes para o Amapá, como a exploração sustentável da floresta, defesa das regiões de fronteira e avanços em ciência e tecnologia.
Agenda
Nesta quinta-feira (13), a delegação francesa estará em Macapá cumprindo. No dia 14, já com a presença do ministro, eles farão uma visita à Casa do Artesão para participar de atividades culturais e provar da culinária regional.
A comitiva também participa de uma solenidade militar realizada pelas forças armadas da França, Brasil, Suriname, no sábado (15), na Guiana Francesa.