Política

Relações exteriores: deputada Telma Gurgel cumpre agenda institucional na Guiana Francesa

A primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputada Telma Gurgel (Podemos), cumpriu uma extensa agenda de compromissos na Guiana Francesa. O trabalho faz parte das ações da Comissão Permanente de Relações Exteriores e Defesa do Estado (CRE), que vem dialogando com as instituições e órgãos públicos do território francês.

Em Caiena, juntamente com os deputados estaduais Cristina Almeida (PSB) – presidente da comissão; e Jory Oeiras (PP) – membro, Telma Gurgel reuniu com o novo cônsul do Brasil na Região Ultramarina, Demétrio Bueno Carvalho. Na ocasião, foram pontuadas pautas importantes, como a luta do traslado de corpos de brasileiros falecidos em território do país vizinho e a Campanha Brasileiro Legal.

“Esta campanha vem esclarecer o passo a passo do processo de regularização dos brasileiros que vivem ou que buscam morar na Guiana Francesa de forma legal, orientando, passando informações de que forma isso deve ser feito. Pois sabemos que o método de regularização de brasileiros em território francês, atualmente, é muito difícil”, salientou a deputada Telma Gurgel, que é vice-presidente da CRE.

Vice-presidente da CRE, Telma Gurgel

Outro importante assunto discutido na reunião com o cônsul foi a questão da possível isenção do visto e a emissão deste em Macapá, que hoje só é possível retirar em Brasília. A violência contra a mulher brasileira também entrou em pauta. “Os números são assustadores. Não permitiremos que isto ocorra. São necessárias medidas rigorosas, que punem os agressores. Estamos buscando apoio das instituições públicas da Guiana Francesa, para que possam averiguar e instituir meios que amparem essas vítimas”, fomentou a parlamentar.

Ainda em Caiena, Telma Gurgel e os demais membros da comissão visitaram a Association L’arbre Fromager, que acolhe mulheres vítimas de violência em todo o território guianense. Na oportunidade, Elite e Amandine Marchand explicaram como funciona a entidade e fizeram um tour no prédio histórico da Association. “É um trabalho lindo, de excelência, prestado de forma humanizada, com todos os detalhes possíveis. Elas também acolhem mulheres brasileiras que sofrem qualquer tipo de violência. Oferecem atendimento médico, aconselhamento jurídico, alojamento, alimentação e até ajuda aos filhos dessas vítimas”, explicou Telma Gurgel.

Comissão Permanente de Relações Exteriores e Defesa do Estado (CRE), que vem dialogando com as instituições e órgãos públicos do território francês.

A parlamentar também visitou a Chambre de Metiê des L’artisan, onde foi recebida pela presidente Vernita Cherubin, pelo vice-presidente, Dominic Mangal e equipe técnica. O assunto principal foi o intercâmbio cultural e comercial entre os artesãos dos dois países. “Um encontro produtivo e de anseios de fomento à cadeia produtiva, cultural. Discutimos ações referentes à parceria para a realização de uma feira internacional entre Brasil e Guiana, uma oportunidade de troca de conhecimento, experiência cultural, comercial e econômica”, informou a deputada.

Em Montjoly, Telma Gurgel foi recebida pelo prefeito Claude Plenet e a vice-prefeita, Josephine Egalgi. “A Assembleia Legislativa do Amapá, por meio da Comissão de Relações Exteriores, tem buscado estreitar relações com os prefeitos da Guiana Francesa, mostrando nossa intenção de estarmos mais próximos, fortalecendo uma parceria saudável, de interesse para os ambos países. Essa cooperação entre Brasil e França trará inúmeros benefícios, como, por exemplo, a possibilidade de brasileiros trabalharem e estudarem na Guiana Francesa de forma legal, assim como os guianenses em nosso território”, finalizou a deputada Telma Gurgel.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo