Samu investe em projetos para aprimorar serviços prestados a comunidade
O Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) desenvolve papel essencial seja em situações de resgate ou de assistência à saúde do indivíduo. Com 15 anos de atuação no estado, o Samu passa por constante aprimoramento para garantir a excelência na prestação dos serviços.
Além dos planejamentos para expandir a oferta de Unidades de Suporte Avançado (USA), que são UTI’s moveis, para o município de Santana, e as zonas oeste e norte de Macapá, os projetos de capacitação da comunidade em geral também ganharão reforço em 2022.
“Nosso objetivo é salvar vidas, seja nos rios com a nossa ambulancha, ou nas ambulâncias convencionais, nós buscamos chegar no menor tempo possível para garantir a vida do paciente. Levar uma USA para Santana, por exemplo, melhora o tempo resposta para o atendimento de quem luta pela vida” explicou a diretora do Samu, Eberenice Ferreira.
E capacitar a população em geral também é uma importante ferramenta para salvar vidas. As vezes dez minutos são decisivos para a vida, por isso o núcleo de educação em urgência vem preparando a comunidade em geral para atender de imediato uma pessoa que esteja precisando de socorro até a chegada dos socorristas. “Um dos exemplos de como essa atividade da resultados é o projeto Jovem Socorrista, desenvolvido com os participantes do programa Amapá jovem, onde 10 mil jovens aprendem a lidar com situações de emergência”, continuou Ferreira.
As escolas também são beneficiadas por essas capacitações baseado na Lei Lucas (13.722/18), que obriga as instituições públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
Eberenice também explicou que o próximo projeto a ser desenvolvido pelo núcleo de educação será nas academias, onde já foi registrado óbito de alunos por parada cardíaca. “Para 2022 vamos continuar nos aprimorando, implantando novos serviços para continuar servindo com excelência a nossa população”, finalizou a diretora.
O Samu tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte e pode ser acionado através do 192.