Solenidade de descerramento de placa marca início das atividades do Hospital Universitário
Aconteceu nesta sexta-feira, 02, a solenidade de descerramento de placa que marcou a abertura das atividades do Hospital Universitário da Unifap, que agora passa de fato a exercer sua finalidade.
A atividade contou com a presença do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo Pereira, membros da bancada federal do Amapá, com deputados e senadores que foram fundamentais para a viabilização do hospital através de suas emendas parlamentares, e demais autoridades.
A Ebserh será responsável pela logística do hospital e vai atuar nos processos de contratação e organização de pessoas e demandas. Já a Unifap segue com o caráter educativo e de pesquisa para os cursos de saúde e assistência social da instituição.
“O objetivo do evento é marcar o início das atividades do hospital com a presença do presidente e vice da Ebserh e também realizar uma homenagem à bancada federal do Amapá, dessa legislatura e da passada, que contribuíram para a construção do hospital e continuam contribuindo para a aquisição de equipamentos”, falou o médico Aljerry Rego, superintendente do hospital.
A coordenadora da bancada federal, a deputada Aline Gurgel, enfatizou a satisfação de ver mais um dispositivo, fruto das emendas parlamentares, ser entregue para a população. “Hoje é um momento de muita alegria para toda a bancada, um hospital que foi construído 100% com emenda paramentar. Hoje, graças ao esforço de muitas pessoas, chegamos nessa realização de entregar para a população a primeira ala do hospital, esse mesmo hospital que durante o período mais critico da pandemia foi usado como hospital de campanha para salvar vidas”, disse a deputada.
Em maio desse ano foi assinado um convênio entre a Unifap e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), para o HU receber atendimentos encaminhados pela Central de Regulação do Estado. Ao todo, serão R$ 69,1 milhões investidos ao longo de dois anos para os atendimentos no HU.
“O governo do estado desde o primeiro momento esteve envolvido. Porque toda a parte de regulação será tripartite, tem a Central de Regulação e a governança disso é o governo do estado. É uma grande vitória, até o fim do ano esse hospital começa a funcionar e o Amapá se insere no contexto regional e nacional com um grande serviço de média e alta complexidade de saúde”, declarou o governador Waldez Góes.
Nos primeiros seis meses, o HU começará com 25 leitos de clinica médica, ambulatório de especialidades e centro de diagnóstico laboratorial.
Fotos📷: Celiane Freitas