TCE/AP promove diálogo sobre comunicação e desinformação

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) realizou, na manhã de hoje, 7, evento em homenagem ao Dia do Jornalista, com o tema “Contra Fake News, a verdade sempre prevalece”, que promoveu um diálogo entre os profissionais da comunicação, gestores, jornalistas, controle externo, acadêmicos e influenciadores, a fim de contribuir para o enfrentamento da desinformação. A celebração ocorreu no auditório do prédio anexo do tribunal.

Na programação, foram apresentadas as diretrizes gerais da proposta de nota recomendatória sobre o fortalecimento das estruturas de comunicação e o combate à desinformação nas unidades jurisdicionadas do TCE.

O evento contou com um diálogo com a vice-presidente do Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação e secretária de Comunicação de Rondônia, Rosângela Castelo.
Segundo o presidente do TCE, conselheiro Reginaldo Ennes, o ato de comunicar é um exercício de responsabilidade e de compromisso com a verdade e com a construção de uma sociedade mais transparente. Nesse contexto, é essencial que todos os profissionais da comunicação estejam cada vez mais preparados para enfrentar os desafios impostos pela era digital, pela desinformação e pelas falsas narrativas.

“Como parte de nossa contribuição para este esforço, o Tribunal de Contas do Estado do Amapá tem trabalhado ativamente para enfrentar a desinformação e fortalecer a comunicação pública em nosso estado. Temos a satisfação de apresentar as diretrizes gerais da proposta de Nota Recomendatória sobre o Fortalecimento das Estruturas de Comunicação e o Combate à Desinformação nas Unidades Jurisdicionadas do TCE/AP”, informou o presidente.
A diretora-presidente da Escola de Contas, conselheira Marília Góes, ressaltou que o Tribunal de Contas reconhece o quanto a informação correta é fundamental para que o controle social funcione. “A verdade se impõe com o tempo, com o trabalho sério e com o compromisso de profissionais que não se rendem à facilidade das manchetes vazias. Por isso, hoje, nosso reconhecimento a todos os jornalistas que enfrentam a desinformação com coragem e responsabilidade”, parabenizou a conselheira.
Na programação, foram apresentadas as diretrizes gerais da proposta de nota recomendatória sobre o fortalecimento das estruturas de comunicação e o combate à desinformação nas unidades jurisdicionadas do TCE. A auditora e inspetora de controle externo do TCE, Alice Abnader, realizou a apresentação da nota e destacou o intuito de garantir que os órgãos públicos adotem práticas de transparência.
“Quando a população recebe uma informação de qualidade, ela consegue fiscalizar a utilização dos recursos públicos e contribuir com o planejamento das políticas públicas. Essa nota busca isso: que possamos estruturar e qualificar essa área da comunicação”, esclareceu a auditora.
O evento contou com um diálogo com a vice-presidente do Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação e secretária de Comunicação de Rondônia, Rosângela Castelo. Ela também é professora universitária e tem se dedicado a formar novos profissionais nas áreas de comunicação, publicidade, jornalismo, direito, psicologia, administração, entre outras, sempre com o objetivo de qualificar e preparar o mercado da comunicação e da gestão pública.
A secretária trouxe reflexões sobre o papel da imprensa na construção de uma sociedade mais transparente e bem-informada. Em um momento aberto, interativo e dinâmico, houve um espaço para discussões e esclarecimento de dúvidas com a convidada. “É muito importante que nós, jornalistas verdadeiros, combatamos os que propagam notícias falsas. Devemos, sim, levantar essa bandeira. Faz uma diferença muito grande ter o apoio do Tribunal de Contas junto aos órgãos públicos no combate à desinformação”, concluiu a vice-presidente.