Testes do coraçãozinho passam a ser realizados em recém-nascidos internados na Maternidade Mãe Luzia
Para detectar de forma precoce problemas no coração de recém-nascidos, o Governo do Amapá implantou o teste do coraçãozinho no rol de exames de triagem neonatal do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML). Essa é a primeira vez que o Estado oferece o exame, capaz de detectar cardiopatias graves que podem levar ao óbito ainda no primeiro mês de vida.
Conforme o Ministério da Saúde (MS), problemas no coração são a terceira maior causa de morte em recém-nascidos, então, quanto mais cedo for diagnosticado, melhores são as chances do tratamento. O teste do coraçãozinho é indicado para ser realizado em todos os recém-nascidos com mais de 34 semanas de idade gestacional, e deve ser feito entre 24 e 48 horas após o nascimento.
O teste do coraçãozinho é mais um dos exames de triagem neonatal oferecido no Hospital da Mulher, que também realiza o teste do pezinho, do olhinho e da orelhinha.
“Esse é mais um marco na história da triagem neonatal do Estado, porque estamos implantando o teste do coraçãozinho que faz parte desse processo que ocorre nas primeiras horas de vida da criança. Nunca tínhamos ofertado esse procedimento, e a partir de agora, passamos a realizá-lo de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde” explicou enfermeira responsável pelo serviço de triagem neonatal do HMML, Michele Muniz.
A profissional também ressalta que teste é feito com um aparelho chamado oxímetro de pulso, e não causa desconforto no recém-nascido, sendo rápido e indolor.
“Os sensores são colocados na mão direita e em um dos pés do bebê, medindo a concentração de oxigênio no sangue arterial da criança. Aquelas que apresentarem alterações são encaminhadas para exames mais específicos e os devidos encaminhamentos”, completou a profissional.
Triagem Neonatal
A triagem neonatal é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas, sintomáticas e assintomáticas, a tempo de interferir no curso da doença, permitindo o tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das sequelas associadas a cada doença.
O Ministério da Saúde preconiza a oferta de quatro exames fundamentais:
Teste do pezinho, que identifica doenças graves que não apresentam sintomas no nascimento;
Teste do coraçãozinho que detecta problemas cardíacos congênitos complexos desde o nascimento;
Teste do olhinho, que detecta problemas oculares congênitos;
Teste da orelhinha, para detectar se o recém-nascido tem alterações na audição.