TV Universitária vai ter grade de programação local
Nesta sexta-feira, 10, foi dado o primeiro passo para que a TV Digital Unifap (TVU) inicie a exibição de sua programação local. O reitor Júlio César Sá acompanhou pessoalmente a conclusão da instalação dos equipamentos necessários à geração de conteúdo local. A previsão é que a partir de dezembro ela lance sua grade de programação, com conteúdo produzido pela equipe da universidade.
A TV Digital UNIFAP (TVU) – canal 1.1, é primeira emissora universitária do Amapá. A Unifap integra a Rede Nacional de Comunicação Pública de Televisão (RNCP/TV), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), do Governo Federal – rede que soma 46 emissoras afiliadas em todo o país.
A equipe técnica responsável pela instalação dos equipamentos é coordenada pelo engenheiro Alberto Herz, que já vem trabalhando há dois anos na implantação da emissora. A partir de agora, entra em cena a equipe de produção de conteúdo, composta por Ramilton Farias (diretor da Rádio e TV Universitária), Patrícia Teixeira (assessora especial de comunicação da reitoria), Fernando Soares (técnico), Renivaldo Costa (jornalista) e Luiz Henrique Dias Teixeira (publicitário). A coordenação será do próprio reitor Júlio César Sá.
Na próxima semana a equipe começa a montar a grade de programação, que vai incluir noticiários, programas de entrevistas, documentários, musicais e coberturas de eventos da Universidade Federal do Amapá. Todos os colegiados também serão convidados a enviar conteúdo audiovisual que tenham produzido para que a equipe da TV Digital UNIFAP (TVU) avalie e inclua na grade de programação. Em outubro, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) foi uma das 31 instituições de ensino superior contempladas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), do Governo Federal, com novas emissoras de rádio e TV universitárias. A Unifap implantará em breve a Rádio Universitária de Oiapoque e a TV Universitária de Laranjal do Jari.
Ajuste de sinal
O engenheiro Alberto Herz também esclareceu que como houve ajustes no transmissor para a exibição de programação local, alguns aparelhos de TV que estavam com o canal programado devem ser novamente sintonizados. Esse processo pode ser feito através da funcionalidade conhecida como “ajuste automático de sintonia”, existente em todos os televisores digitais.