Unidade Estadual de Internação celebra o dia Mundial da Fisioterapia
A manhã da última sexta-feira, 8, foi diferente na Unidade Estadual de Internação (UEI), a Comissão de Humanização e Educação em Saúde (COHUM) e a equipe de fisioterapia prepararam um dia com atividades na área externa das enfermarias, em alusão ao Dia Mundial da Fisioterapia. A data de comemoração foi instituída em 8 de setembro de 1996.
O dia foi escolhido em homenagem à fundação da World Confederation of Physical Therapy (WCPT) – hoje apenas “World Physiotherapy” – em 1951. A instituição é uma organização global com o objetivo de promover a profissão de fisioterapia e contribuir para melhorar a saúde em todo o mundo.
O presidente da COHUMES, Adriano Prata, conta que a presença desses profissionais dentro de uma unidade de saúde é de suma importância. “A ação teve como principal objetivo promover um momento de descontração aos pacientes, acompanhantes e profissionais, destacando o papel do fisioterapeuta e a importância da fisioterapia durante o processo de internação”, afirmou.
Adriano destaca que crianças, jovens e idosos participaram da atividade, que não trabalha apenas o corpo, a respiração e o equilíbrio, mas fortalece também o contato entre os pacientes e profissionais.