UPA Zona Sul alerta sobre atendimento humanizado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul realizou nesta quinta-feira, 27, uma palestra para pacientes e colaboradores sobre a importância do atendimento humanizado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A psicóloga comportamental especialista em gestão de saúde pública Leonice Lopes Viegas mediou a atividade.
De acordo com o assistente social Jorge Menezes, a humanização na saúde é a promoção do bem-estar do paciente não só promovendo um cuidado técnico, mas também se preocupando com seu emocional e o de seus familiares.
“O serviço social da Upa Zona Sul tem observado a grande demanda de crianças com transtorno de espectro autista e a necessidade de se criar estratégias para melhorar o atendimento e proporcionar a família de forma humanizada com atendimento justo e igualitário, com uma experiência positiva na Unidade” afirmou Jorge Menezes.
O Ministério da Saúde indica atendimento prioritário e humanizado a todas as pessoas acometidas pelo transtorno do espectro autista. Conhecer e exigir esses direitos é fundamental para que se garanta o cumprimento da lei 14.626/2023.