UPA Zona Sul e UEI conscientizam sobre automedicação
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul e Unidade Estadual de Internação realizaram palestra e blitz educativa para conscientizar colaboradores e pacientes sobre automedicação. A atividade foi em alusão ao Dia Nacional da Farmácia, lembrado em 5 de agosto.
Com o tema ‘Eu Digo Não à Automedicação’, a palestra foi desenvolvida pela coordenadora de farmácia das unidades, Jacidalva Lopes, e pelo presidente da Comissão de Humanização e Educação em Saúde (COHUMES), Adriano Prata, que destacaram os perigos do uso irracional de medicamentos.
“As pessoas recorrem ao conhecimento empírico ou a pesquisas rasas na internet sobre os sintomas que sente e os remédios indicados. A internet é uma poderosa ferramenta de comunicação, informação, porém não substitui a avaliação de um profissional de saúde, que possa considerar sintomas, histórico familiar e alergias”, afirmou Adriano Prata.
O presidente da COHUMES destaca que a automedicação, infelizmente, é comum, o que justifica muitas pessoas apresentarem dependência de alguns medicamentos e/ou resistência a determinadas medicações.
“A acessibilidade da população aos medicamentos permite que o número de pessoas com problemas gastrointestinais, reações cutâneas com risco à vida, alterações nas células sanguíneas, overdose e outros infortúnios, sejam cada vez mais comuns”, disse.
De acordo com os palestrantes, as pessoas são resistentes em fazer uma avaliação médica por achar que a fila de espera é grande e por acreditar que o medicamento que vai ser prescrito é o que ela já sabia que deveria tomar.
“Nada é mais importante do que a avaliação de um profissional. Isso porque existem pessoas que sofrem há anos com doenças graves que nem imaginam, mas ficam postergando o diagnóstico, cuidando apenas de sintomas”, explicaram.