UPA Zona Sul e UEI orientam sobre higiene correta das mãos
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA Zona Sul) e a Unidade Estadual de Internação (UEI) promoveram uma ação para orientar colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a higiene das mãos. A atividade conscientizou e incentivou sobre a forma correta de lavar as mãos.
Os profissionais distribuíram um material de apoio com ilustrações, abordando o passo a passo sobre a lavagem, enxágue, utilização racional de álcool, sabonete líquido, papel toalha e exercícios de fricção com as mãos.
De acordo com o coordenador de experiência do das unidades, Adriano Prata, as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. “Lavar as mãos de maneira adequada é sempre importante. A prática, sem dúvida, é a rotina mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções”, afirmou.
A ação destacou que a lavagem das mãos é um dos protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando as mãos não estão bem limpas, com menos de 10 segundos, por exemplo, os germes ainda permanecem. Higienizar as mãos é uma medida que evita a proliferação de vírus e bactérias, isso previne a contaminação por graves doenças infecciosas, além de evitar a contaminação cruzada.