AmapáCidades

Vitória do Jari: levantamento da Defesa Civil aponta que mais de 100 casas foram atingidas durante ventania

Intensidade do vento chegou até 70 km/h.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil levantou até o momento pelo menos 140 famílias, de seis bairros, com residências danificadas pelo temporal acompanhado de ventania que atingiu a localidade de Vitória do Jari na última segunda-feira, 18.

Levantamento aponta pelo menos 140 famílias atingidas

As informações estão no relatório produzido pela Defesa Civil e pela Secretaria de Estado da Mobilização e Inclusão Social (Sims). “O levantamento dos nossos técnicos mostra que foram ventos com velocidade média entre 50 e 70 km/h, com chuvas isoladas. Agora, vamos avaliar as condições dessas edificações para providenciarmos as melhores medidas para essas famílias”, destacou o coordenador estadual de Defesa Civil, Wagner Coelho.

Entre os afetados está o marceneiro Odilon Silva, que tem oficina na beira do rio. Ele relata que tudo aconteceu muito rápido. “Durou cerca de 40 minutos, muita ventania com chuva, foi muito rápido, quando percebemos a casa estava balançando, telhas voando e muita gritaria. As pessoas ficaram apavoradas, um verdadeiro terror”, contou.

Morador disse que tudo aconteceu muito rápido

As equipes de assistência social realizaram incursões em toda a região atingida avaliando a extensão dos danos e o estado de vulnerabilidade a que essas famílias possam estar submetidas. “Só com este relatório é que poderemos mensurar a extensão dos danos e, com isso, encaixar as famílias que precisem nos projetos do Estado mais adequados às suas vulnerabilidades”, frisou a titular da Sims, Albanize Colares.

Telhado de serraria chegou a desabar

Paralelo a esse trabalho, grupo de amigos, empresários e os próprios moradores tentam minimizar os prejuízos com a doação de telhas. Muitos locais já foram reparados com essa iniciativa.

Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil, essas ocorrências são consideradas atípicas para esta época do ano. “Chamam atenção principalmente por estarmos em pleno período de estiagem. Estamos redobrando o monitoramento aos eventos climáticos para continuarmos preservando vidas”, explicou Wagner Coelho.

Moradores reconstroem telhado por conta própria ou através de doações

Outra localidade do Amapá atingida por uma ventania na segunda-feira foi o distrito de Igarapé do Lago, no município de Santana. Equipes da Sims e da Defesa Civil também foram encaminhadas ao local e constataram 14 residências danificadas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo