Cultura

AMCAP celebra 25 anos com Circuito Cultural online

A Associação dos Músicos e Compositores do Amapá- AMCAP, completa 25 anos de fundação neste mês de junho, e para celebrar a data, realiza neste final de semana um Circuito Cultural com apresentações de vários artistas – online – no canal da entidade no Youtube. 

A programação começa na sexta-feira (11), 20h, com a participação dos grupos de marabaixo Estrela do Renascer, Dica Lemos, São José, Herdeiros da Tradição e Pavão. 

No sábado (12) – Dia do aniversário da AMCAP, a programação começa 12h, com a apresentação da Cia Marinho de Dança, Lívia Carla, Nonato Santos, Dani Li, Nana e Alex, Ronery e Delmir, Grupo Gente de Casa, 

Zé Miguel, Bloco Os Minhocas, Bloco Sakarolha, Bloco Aki Nos Bebe, Bloco Açaí Mania, Bloco Caldeirão do Pavão e Tayson Tiassú com o show O Samba tem a Nossa Raiz. 

A programação encerra no domingo (13), 14h – com a apresentação do cantor gospel Francisco Alves, e em seguida, um show de samba genuinamente amapaense, com o Grupo Sambarte “30 Anos”; Aureliano Neck “Show De Tudo Valeu”; Nonato Soledade “O Samba Mora em Mim” e A Trinca do Samba “Samba Nos Uniu”. 

As apresentações são custeadas pela Lei Aldir Blanc, conforme resultados dos editais publicados, ainda em 2020, através da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Amapá. 

O presidente da entidade, Leonardo Trindade, destaca a importância da AMCAP, durante esses 25 anos de existência, com foco na representatividade e valorização do artista amapaense, músico ou compositor, bem como na idealização e realização de grandes projetos culturais, que hoje fazem parte do calendário de eventos do município e estado, pela sua grandeza e reconhecimento do público.  

“Desde a criação do Canto de Casa, que foi nosso primeiro projeto, vimos uma ascensão no campo cultural com a idealização de grandes eventos, como o Réveillon Beira-Rio, Carnaval, EMPA – Especial da Música da Amazônia, FECAMM – Festival da Canção no Meio do Mundo, gravação de DVDs e CDS, dentre outros, e inúmeros shows realizados com a participação ativa da Associação”, pontuou. 

A concretização desses grandes eventos, teve o apoio de Instituições parceiras, como: Sebrae, Sesc, Empresas locais, Prefeitura de Macapá e Governo do Amapá. 

Ainda conforme o presidente, a AMCAP foi reconhecida tanto pela categoria, sociedade e instituições, por sua trajetória administrada com responsabilidade, transparência e respeito com seus associados. Resultados que permitiram a inserção de artistas de outros segmentos, que ainda possuíam uma entidade representativa.  

AMCAP HOJE 

Atualmente a AMCAP reúne entre seus associados, cantores, compositores, musicistas e integrantes de grupos tradicionais de marabaixo e de dança clássica e contemporânea.  

Possui sede administrativa própria, e é presidida por uma diretoria formada pelos músicos: Leonardo Trindade, presidente; Clay Sam, vice-presidente; Odilon Acácio Taronga, tesoureiro; Eloy Santos, secretário; Benedito Piska Martins, diretor de cultura e comunicação; João Mário, diretor de patrimônio, social e esporte. O Conselho fiscal é formado pelos músicos Aldo Moreira, Joãozinho Gomes, Lorena Rodrigues, Eurival Costa, José Maria Cruz e Rosivaldo Moraes.  

Desde o ano de 2020, a entidade passou a ter representatividade em todos os municípios do estado do Amapá, ampliando a sua atuação artística e cultural. 

A AMCAP é reconhecida como Entidade de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, pela Prefeitura Municipal de Macapá e Governo do Estado do Amapá.  

Serviço 

Circuito Cultural AMCAP 25 anos 

Data: 11 a 13.06 

Onde: Canal da Associação dos Músicos e Compositores do Amapá 

Youtube e Facebook 

(Cley Abreu)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo