Pela primeira vez em 56 anos, o tradicional bloco de sujos não sairá nas ruas de Macapá

Pela primeira vez em seus 56 anos de edição, o Bloco “A Banda” não arrastará multidões pelas ruas e avenida de Macapá, em razão da pandemia do novo corona vírus. O Carnaval de 2021 no Amapá foi oficialmente cancelado pelo Governo do Estado e, consequentemente, o maior bloco de sujos do norte do brasil não será realizado.
O anúncio da suspensão do Carnaval foi feito oficialmente após o decreto nº 0415/2021 divulgado na tarde da última terça-feira (9). Depois de apresentar dados sobre a da pandemia no Estado, indicando novo agravamento da calamidade sanitária, e somando o fato de que, até meados de fevereiro a maior parte da população ainda não estará vacinada, o governador afirmou que “o Carnaval de 2021 estava suspenso”.
A notícia, porém, não pegou os organizadores de surpresa. Eles observavam a persistência da pandemia e já trabalhavam com a possibilidade de não haver carnaval.
A funcionária pública Joana Nunes lembra de quando era criança. “A Banda é a maior festa popular do carnaval Macapaense e também uma das maiores do Brasil. Eu lembro que quando nos éramos crianças, minha mãe me levava junto com meus irmãos pra ir olhar a passagem dos bonecos na esquina rua da Leopoldo Machado com a Feliciano Coelho. Hoje quase 50 anos depois eu ainda lembro e prestigio o bloco na condição de brincante. Para mim é sempre um prazer prestigiar e me apropriar desse evento que é sinônimo de representação da nossa cultura, mas é uma pena que esse ano não terá a banda devido esse isolamento”, enfatizou a servidora.
Com cerca de quase 8 quilômetros de percurso, o maior bloco de sujos no norte, saia às ruas e avenidas da capital, sempre às terças feiras de carnaval com seu início às 13h30, com concentração na Praça Veiga Cabral no centro da cidade. (Texto Maicon Nunes)