Amapá

Quinze municípios do Amapá registram novo Apagão

Eram 18h34 da noite desta quinta-feira, 8, quando um novo apagão ocorreu no Amapá. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ocorreu desligamento de todo sistema de energia no Amapá. Houve interrupção de cerca de 200 MW de carga e desligamento das Usinas Hidrelétrica (UHEs) Coaracy Nunes, Ferreira Gomes, Cachoeira Caldeirão e Santo do Jari. 

Às 18h39, houve uma ocorrência na linha de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN) de 230 kv no trecho Jurupari- Laranjal do Jari, na divisa entre Pará e Amapá, e provocou a interrupção do serviço em todo o Estado, com exceção do município de Oiapoque. 

O blecaute atingiu 15 dos 16 municípios do estado. Macapá e Santana, cidades que concentram 80% da população do estado, ficaram totalmente sem energia. Às 19h40, a energia foi reestabelecida na região central da capital. Além dessas duas cidades, também ficaram sem energia: Jari, Vitória do JARI, Mazagão, Porto Grande, Ferreira, Tartarugalzinho, Amapá e Pracuúba. 

O fornecimento está sendo restabelecido de forma gradativa na capital e demais municípios afetados.

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informou que a interrupção do fornecimento de energia na noite desta quinta-feira, 8, não teve relação com problemas de distribuição. 

Às 19h30, a  CEA recebeu a autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS) para recompor os sistemas de distribuição após a normalização do trecho da linha de transmissão.

Em nota, a A Linhas de Macapá Transmissora de Energia informa que já está reestabelecida a linha de transmissão Jurupari-Laranjal, que abastece sua subestação de Laranjal e que na noite desta quinta-feira (8) sofreu uma ocorrência, instantaneamente resolvida e cuja a causa está sendo avaliada. A LMTE destaca que sua subestação Macapá e os três transformadores da subestação Macapá funcionam sem intercorrências.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo