Sem categoria

Unifap atrasa confirmação de matrícula de cotistas e preocupa candidatos

Boa parte dos calouros da Universidade Federal do Amapá (Unifap) que foi aprovada no Processo Seletivo em 2021 enfrenta atraso nas confirmações de suas matrículas, causando transtornos e frustrações aos futuros universitários. Os candidatos deste ano realizaram cadastramento de forma online durante a segunda metade de julho, e um email de confirmação deveria ser emitido até o dia 16 de agosto oficializando as matrículas, mas apenas os candidatos na modalidade de vagas de ampla concorrência receberam esta confirmação.

A maioria que se inscreveu por meio de cotas está até o dia de hoje sem retorno da instituição. Eles ainda não sabem se terão indeferimentos em suas matrículas ou se serão efetivados como alunos. “Tinha um dia limite para confirmar as matrículas, tanto dos alunos aptos a serem confirmados quanto aqueles que ainda tinham alguma pendência. Só que se passou um dia desse prazo para a Unifap poder divulgar uma nota explicando as causas desse atraso, desrespeitando todos nós”, afirma Breno Pantoja, aprovado em Jornalismo na modalidade de cota PPI (autodeclarados pretos, pardos ou indígenas).

Em nota, um dia após o fim do primeiro prazo final, a Unifap esclareceu que o motivo do atraso foi em razão do desfalque de membros das comissões de análise e emissão de parecer, que estariam com problemas de saúde, e sem a equipe completa não seria possível realizar estas confirmações para o Derca (Departamento de Registro e Controle Acadêmico), assim não dando retorno aos alunos. Ainda no comunicado, foi estabelecido um novo prazo de retorno, que se encerra no dia 3 de setembro, mas até hoje (26 de agosto) a maioria dos cotistas não recebeu resposta.

Na nota de esclarecimento, a Unifap informa que as comissões de análise e parecer são independentes do Derca e que, mesmo com o atraso, não haverá prejuízo aos aprovados ou indeferidos (que terão ainda um período para entrada de recursos), pois as aulas iniciarão apenas no dia 18 de outubro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo