Programação especial no Marco Zero comemora fenômeno do equinócio em Macapá
Nesta quarta-feira, 22 de setembro, o evento do equinócio acontece na cidade de Macapá. Somente hoje poderemos ver a sombra do monumento Marco Zero projetada exatamente sobre a linha do equador, e às 16h21 o sol atravessará para o hemisfério sul do planeta marcando o inicio da primavera para o mesmo.
Em comemoração a este evento especial, uma programação acontece no terraço do Marco Zero desde às 9h, com visitas guiadas que explicam o fenômeno e seus detalhes, parede de escalada no próprio monumento e apresentações culturais do DJ 008 e Banda Kinlelê marcadas para ainda o fim da tarde e início da noite.
“A gente está tendo um experimento com um professor da USP, chamado ‘experimento de Aristóteles’, em que estamos medindo a sombra durante o dia hoje, para provar que aqui o sol está passando certinho no meio, enquanto que em São Paulo a direção da sombra é outra”, informa Sandro Borges, Diretor de Planejamento da Secretaria de Turismo.
O experimento está sendo feito através de live na página da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da própria USP, com o professor Carlos Santos. A abertura para visitantes respeita normas de segurança contra a Covid-19, como o uso de álcool em gel, máscaras e restrição de número de pessoas no local (máximo de 200).
Além de aberta à população, a programação também inclui visitas de escolas trazendo turmas de alunos. “Está sendo bem divertido, é uma coisa que não acontece com frequência em Macapá, e eu acho importante até, porque o pessoal meio que deixou esquecido este monumento”, relata Emily Maciel, estudante do segundo ano do ensino médio do Colégio Adventista de Macapá.