Usuários de transporte coletivo reclamam de demora na espera de ônibus da linha Macapá/Santana
Usuários do transporte coletivo da linha Macapá/Santana têm reclamado do tempo de espera dos ônibus nos pontos de parada. Segundo os passageiros, à noite o tempo de espera chega a uma hora.
Caso do estudante Adamilton Almeida, que mora em Santana, mas faz faculdade em Macapá, e precisa utilizar a linha semanalmente com o retorno das aulas presenciais. “Antes, os ônibus passavam de 20 em 20 minutos, no máximo, com intervalos de 30 minutos. Essa quantidade foi reduzida no pico da pandemia. Mas agora, com a retomada das aulas presenciais, a sensação que temos é que a frota continua reduzida, pois ficamos mais de uma hora na parada”, declarou o acadêmico.
Segundo o estudante, a escuridão do trecho localizado na Duca Serra onde fica o ponto de ônibus aumenta a sensação de insegurança dos passageiros. “Esse trecho é muito escuro, saímos às 22h da aula, mas o ônibus só passa às 23h, chegando em Santana por volta de meia-noite, o que nos deixa vulneráveis a qualquer situação”, disse Almeida.
A estudante Samile Sampaio voltou as aulas presenciais e, desde então, também tem passado mais de uma hora esperando o coletivo. “Mudou muito o tempo de espera. Antes, eles [ônibus] passavam frequentemente, e sabíamos mais ou menos o horário. Agora eu passo mais de uma hora esperando”, relatou a jovem de 19 anos.
Rubelino Vilhena, de 47 anos, ainda reclama das condições dos coletivos. “Fora a espera, que é grande, ainda temos que ir em ônibus sucateados”. A reportagem do Portal Alyne Kaiser entrou em contato com a assessoria de comunicação do Setap, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.