Cultura

Sacaca recebe título de Doutor Honoris Causa Post Mortem no AP

Durante reunião do conselho universitário da Universidade Federal do Amapá (Unifap) foi decidido por unanimidade o título de Doutor Honoris Causa Post Mortem para Raimundo dos Santos Souza, o mestre Sacaca, que faleceu em 1999. Ele foi o fundador e o primeiro funcionário do antigo Parque Florestal de Macapá, hoje Bioparque.

Sacaca tinha trato com as pessoas

Sacaca ajudava a população com seus inúmeros conhecimentos naturais medicinais. O título de Doutor Honoris Causa é uma honraria concedida pelas universidades à indivíduos de destaque em contribuição popular ligada à ciência ou educação, e o Mestre Sacaca será o primeiro honrado pela Universidade Federal do Amapá.
“Morei com ele alguns anos e via a dedicação que tinha com as pessoas, no trabalho com as ervas medicinais. Muitas pessoas vinham atrás de suas “garrafadas” pra tratamento de vários tipos de doenças, ainda hoje é possível encontrar pessoas que descobrem meu parentesco com ele, e dizem — ah tomei garrafada do sacaca e fiquei bom da asma!”, diz Magno Castro Souza, neto do Mestre Sacaca. “Esse título vem coroar a pessoa do Sacaca, que tinha muito trato com as pessoas, se expressava muito bem, apesar de pouco estudo, era um verdadeiro cavalheiro, e principalmente, tinha muito conhecimento das ervas medicinais”, completou ele.

A cerimônia de outorga que oficializará o título ainda não tem data marcada, mas o processo já está aberto e transita para sua conclusão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo