Bandidos que desobedeceram ordens de rendição e atiraram contra a PM, morreram em Macapá e Oiapoque
Neste sábado (13), duas ocorrências de resistência à prisão foram registradas nas cidades de Macapá e Oiapoque. O fato se deu porque os bandidos não acataram a ordem de rendição dada pela polícia e abriram fogo contra as equipes.
O primeiro caso aconteceu no fim da manhã, na zona sul da capital amapaense, em um beco na avenida Cleonice Azevedo, no bairro do Muca. Segundo informações, uma guarnição da Força Tática fazia o patrulhamento pela região, quando foi parada por um popular. O mesmo denunciou que no local haviam dois indivíduos comercializando substâncias entorpecentes e exibindo arma de fogo para intimidar os moradores.
Os policiais então se dirigiram para o endereço apontado e lá confirmaram a veracidade da denúncia.
Ao perceber a aproximação da equipe, os elementos correram e adentraram uma residência e se desfizeram de frascos com vários papelotes de maconha. Foi feita a perseguição e o cerco no imóvel, porém, os militares foram surpreendidos com disparos vindo do interior da casa, dando início a um intenso tiroteio. O suspeito acabou alvejado. Os agentes de segurança acionaram o socorro de urgência, mas quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou, constatou que o criminoso identificado como Francinei Caldeira do Santos, de 20 anos, havia morrido. Com ele os PMs encontraram o revólver calibre 32, usado para atirar contra a equipe da Força Tática.
Durante as buscas no interior da residência, os policiais flagraram o comparsa de Francinei, Júnior Cardoso da Silva, de 31 anos, tentando se desfazer de algumas porções de cocaína. Ele foi preso em flagrante. Foram feitas revistas minuciosas na casa e localizadas munições de diversos calibres, carregador de pistola 380, balança de precisão e outros apetrechos usados para a embalagem da droga, dinheiro, telefones celulares de origem duvidosa e um caderno com anotações referentes a comercialização do produto ilícito.
Ainda de acordo com a PM, Júnior não tinha passagem. Já Francinei, cumpria pena em regime domiciliar pelo crime de tráfico de drogas.
Júnior e todo o material apreendido foram apresentados no Ciosp do Pacoval.
Horas depois, no extremo norte do Estado, após receber várias denúncias, de que alguns criminosos estariam armados em área de pontes, equipes de serviço do 12° Batalhão da Polícia Militar (BPM) do município de Oiapoque, com o apoio das polícias civil e penal, deslocaram-se para averiguar a informação.
Chegando no local, foi constatado que se tratava de um confronto entre facções criminosas rivais. Os agentes da segurança pública, que fazem parte da Operação Hórus, adentraram na passarela e os indivíduos empreenderam fuga, tentando se desfazer de alguns embrulhos de material entorpecentes.
Durante as incursões, dois traficantes foram capturados pelas equipes com várias porções de drogas. Um terceiro suspeito, segundo a PM, ao avistar o cerco policial, correu em direção a uma casa e apontou uma arma de fogo para as equipes. Sem alternativa, os policiais precisaram intervir contra a ameaça e dispararam contra o criminoso.
Jonata Furtado Ramos, de 19 anos de idade, que integrava uma organização criminosa que atua no Amapá, acabou baleado e morreu antes da chegada do Corpo de Bombeiros. O bandido tinha várias passagens pela polícia.
Um revólver calibre 38 que estava em posse de Jonata foi apreendido. As equipes encontraram ainda, valores em espécie e outros materiais utilizados para a prática de comercialização do ilícito, além de várias porções de entorpecentes.
Outros dois elementos foram capturados. Gabriel Oliveira da Silva, de 24 anos e Antônio Carlos Costa Vales, de 25, foram conduzidos à delegacia para as medidas legais que o caso requer.