Governo do Amapá dará início a busca ativa de pacientes com alta hospitalar que aguardam marcação de cirurgias ortopédicas
O programa Zera Fila, que foi lançado na última terça-feira (24) para atender a demanda reprimida de cirurgias ortopédicas da rede pública de saúde do Amapá, também vai prestar assistência a pacientes que não estão internados. São pessoas que chegaram a receber atendimento no Hospital de Emergência (HE) de Macapá, mas tiveram alta médica para aguardar a marcação da cirurgia em casa.
De acordo com o governador Clécio Luís, os procedimentos nestes pacientes devem ser realizados depois de serem atendidos os 140 internados no HE e no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), que devem passar por cirurgias até 28 de fevereiro. Os atendimentos aos demais pacientes que derem entrada no pronto-socorro continuam normalmente.
Conforme a Sesa, nas próximas semanas mais 3 salas cirúrgicas serão equipadas no Hcal para aumentar a capacidade de procedimento diário da unidade de saúde. Em outra etapa, o mutirão passará a atender os demais tipos de procedimento, como os vasculares.