Cidades

Estudantes tem até fim de março para realizar cadastro da meia-passagem; cerca de 600 alunos já fizeram o procedimento

Expectativa é chegar a 30 mil até o final de março.

Cerca de 600 estudantes já fizeram seu cadastro da meia-passagem. Desse público, 80% é da área urbana de Macapá e 20% da região metropolitana (Santana e Mazagão). O cadastro e recadastro da meia-passagem prossegue até 31 de março.

Este ano, o Setap antecipou o início do processo e está desburocratizando o atendimento. Estudantes da rede pública estadual e municipal de ensino poderão usar a declaração referente ao ano letivo de 2022 para realizar o cadastramento e recadastramento da meia-passagem, mas terão até 31 de março deste ano para atualizar o documento, sob pena de suspensão do benefício.

A decisão foi tomada pela coordenação do cadastramento em razão do calendário de matrícula das escolas estaduais e municipais ainda estarem em curso. Para as instituições particulares continua valendo a obrigação de apresentar o documento atualizado de 2023, visto que iniciaram as matrículas desde dezembro do ano passado.

A decisão de antecipar o processo foi tomada em razão do grande volume de estudantes que já realizaram suas matrículas e já estão com a declaração escolar atualizada, principal documento exigido para obtenção do benefício. Além disso, diversas escolas particulares iniciam o ano letivo em 23 de janeiro, para antecipar o calendário escolar, por conta do feriadão do Carnaval.

Dos cerca de 40 mil estudantes que estavam na base de dados antes da Pandemia, somente cerca de 15 mil realizaram o recadastramento no ano passado. A expectativa é que com o retorno das aulas presenciais, pelo menos 30 mil estudantes procurem o Setap.

Nos próximos dias o governo do Estado também deve divulgar o calendário do cadastramento para o Passe Livre Estudantil. “Os dois benefícios são conexos. Para ter acesso ao Passe Livre, o estudante precisa primeiro fazer o cadastro da meia-passagem. A partir dai, basta estar inserido em programas sociais e demonstrar situação de vulnerabilidade social para ter acesso ao Passe Livre”, explica Renivaldo Costa, diretor de Comunicação Social do Setap.

Veja a seguir os documentos necessários:
• Cadastro: declaração escolar do ano de 2023, comprovante de residência e RG ou certidão de nascimento;
• Recadastro: declaração escolar do ano e 2023 e cópia/imagem da carteirinha de meia-passagem;
• 2ª via do cartão: documento pessoal e boletim de ocorrência, que pode ser emitido pela Delegacia Virtual da Polícia Civil;

O atendimento acontecerá na sede do sindicato no Centro de Macapá, na Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, entre as ruas Tiradentes e General Rondon. O valor para cadastro será de R$ 20 e recadastro R$ 15.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo