UPA Zona Sul conscientiza sobre saúde do homem
A Comissão de Humanização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Zona Sul) realizou uma blitz educativa sobre o câncer de próstata. A equipe abordou com profissionais e pacientes da unidade sobre a idade ideal para a realização do teste, quando e onde procurar por atendimento médico, sintomas, prevenção e tratamento.
A ação destacou também a importância da adesão de hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida do homem. Durante a blitz, foi distribuído um folder sobre o Novembro Azul, mês que alerta sobre a saúde masculina, com ênfase no câncer de próstata, e o laço azul, um dos símbolos da campanha.
“O preconceito ainda é uma barreira para a maioria dos homens, principalmente pelo receio do toque e por acreditarem que, pela ausência de sintomas, a realização do exame não se faz necessária. Porém, o diagnóstico precoce é um importante aliado no tratamento contra a doença, que pode ser identificada através de exames de sangue e complementares, de acordo com orientações médicas”, explicou o presidente da Comissão de Humanização da UPA Zona Sul, Adriano Prata.
Celebrada desde 2011, a campanha Novembro Azul, tem como objetivo informar, conscientizar e prevenir o câncer de próstata e outras doenças que afetam diretamente os homens, sendo o câncer mais comum em homens brasileiros, depois do câncer de pele. Estima-se que 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.