Cidadania

UPA Zona Sul realiza exames do coração por telemedicina


A Unidade de Pronto Atendimento Zona Sul de Macapá colocou em funcionamento um equipamento de eletrocardiograma que realiza exames do coração e tem laudos em no máximo 5 minutos. A aparelhagem faz parte do Projeto Boas Práticas do Ministério da Saúde e foi doado para a unidade do Governo do Amapá.
De acordo com a diretora-geral da UPA Zona Sul, Mara Helena Jardim, o conjunto é de última geração e faz parte de uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital do Coração, da Associação Beneficente Síria com a Beneficência Portuguesa, de São Paulo. “Nossos profissionais passaram por capacitação específica para realizar os exames e isso será de grande importância para a melhor prestação de saúde para essa população”, comenta.
O ECG está disponível 24 horas por dia 7 dias por semana para prestar os primeiros socorros a vítimas de dor aguda no peito e suspeita de algum evento cardíaco, como infarto e outros. O enfermeiro Fernando Oliveira cumpre sua rotina de atendimento a pacientes que procuram a UPA em busca de tratamento.
O exame é mandado para São Paulo onde uma equipe de cardiologistas rapidamente analisa os indicadores e em no máximo 5 minutos emite o laudo. Os aparelhos já mostraram eficiência e necessidade. No pouco tempo de uso foi possível detectar que três pacientes estavam em processo de um infarto e a intervenção rápida conseguida pelo eletrocardiograma representou o cuidado que garante maior chance de sobrevivência.
“Se um paciente chega com dor torácica o médico solicita um exame de eletrocardiograma e com o laudo em mãos é possível dar andamento no cuidado a esse paciente”, explica Fernando. Se há algum indicativo de problema mais sério o paciente fica em observação e é submetido a outros exames como de sangue e pode até ser medicado para prevenir maiores complicações.
A direção da UPA Zona Sul revela que há outros projetos em curso para trazer novas práticas para a unidade e que benefícios serão colocados à disposição da população. “Além do atendimento humanizado nossa meta é prestar uma atenção à saúde de excelência como a população de Macapá merece”, finaliza Mara Helena Jardim.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo