Esporte

Atletas amapaenses do Wrestling treinam para representar o Brasil no Mundial Escolar em Bahrein, na Ásia

Falta pouco para o mês de outubro, no período de 23 a 31, quando irá acontecer a competição mundial “ISF Gymnasiade Sub 18”, que será realizada em Manama, no pais de Bahrein, na Ásia.

Dois estudantes atletas amapaenses já garantiram sua vaga e estão treinando intensivamente para representar o Brasil na modalidade Wrestling (antiga luta greco-romana). Os estudantes atletas Eike Kauã e Evilly Costa foram convocados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), para representar o Brasil.

Para se classificar para a ISF Gymnasiade Sub 18 em Bahrein, ocorreram seletivas estaduais. No Amapá foram realizadas pela Federação Amapaense do Desporto Escolar (Fade) e seletivas nacionais realizada pela CBDE, com os JEB’s SUB 18, em Aracaju (SE) e em Maceió (AL) nas modalidades atletismo, karatê, tênis de mesa, wrestling, xadrez, judô e para-judô nos naipes feminino e masculino.

Eike Kauã de Souza da Silva, de 17 anos, da escola Azevedo Costa, levou medalha de Ouro nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) SUB -18 realizado em Aracaju (SE) e já havia garantido sua vaga. Já a atleta estudante Evilly Raphaelly Jesus Costa, da escola Maria Neusa de Sousa, foi medalha de prata, também foi convocada.

Ambos os convocados são do projeto social “Nocauteando as drogas e finalizando a violência”, desenvolvido pelo técnico Wanderson Panda, que existe há 11 anos, no bairro Infraero II. Com a modalidade wrestling, participam de jogos escolares, jogos escolares brasileiros (JEB’s) e já teve pan-americano e agora mundial escolar.

De acordo com Panda, eles estão bem preparados e vão se dedicar no mundial. “O Eike começou conosco no projeto em 2019, em 2020 já conseguiu medalha de bronze nos JEB’s, ele é mais experiente em competições, já participou de Panamericano sub-15, também levando medalha de bronze. Está se recuperando de uma lesão, mas já está em forma. Ele tem como característica uma força absurda. Já a Evilly é caloura em viagens internacionais, mas é muito talentosa, tenho certeza que vai fazer grande apresentação. Sua característica é no estilo livre é a técnica. Ambos estão fisicamente e psicologicamente preparados”, informa o treinador.

Com apenas 15 anos, Evilly Costa, traz o talento de família, seu pai é lutador de MMA, conhecido como Rafael Costa Larga, diz que ficou muito feliz com a convocação, e está treinando duro. “Comecei com 12 anos, fazia jiu-Jitsu. Fui convidada pelo treinador Panda, confesso que não estava muito interessada. Eu fui gostando e acabei amando o esporte de verdade. Fui para nacionais ganhei medalha e até hoje estou aqui no projeto”, disse ela.
Evilly também destaca que recebe bolsa atleta e que vem ajudando muito ela em casa e na compra do material de treino e para as competições, além da academia de musculação que vem fazendo para ajudar no preparo físico.

Já Eike também veio do Jiu-jitsu,m. Sua mãe ficou com pé atrás quando entrou para o wrestling. Ele enfrentou uma lesão recente, mas nada grave, e segue na preparação. Ele agradece o professor Panda pela rápida recuperação e pelo apoio em todos os momentos. “Vencer os jogos nacionais foi uma missão cumprida. Levar o nome do meu estado lá pra fora, é responsabilidade, o coração já tá a mil, a partir dos próximos dias vamos focar mais nos treinos, e em outubro vamos pela seleção brasileira para o mundial. Amapá em Bahrein”, destaca.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo