Junto com governador Clécio Luís e ativistas, Aline Gurgel visita obras do prédio da Casa da Mulher Brasileira em Macapá
A ex-deputada federal do Amapá, Aline Gurgel, acompanhada do governador Clécio Luís e ativistas da causa da mulher, acompanharam nesta terça-feira, 29, o andamento das obras da Casa da Mulher Brasileira, na Zona Norte de Macapá, que está com mais de 60% dos serviços concluídos. O espaço vai ofertar serviços multidisciplinares para proteção e apoio às mulheres vítimas de violência no Amapá.
A emenda para construção da casa é da ex-deputada federal Aline Gurgel e do senador Davi Alcolumbre, que obtiveram R$ 5 milhões de reais mais contrapartida do Governo Estadual.
A ex-deputada Aline informou que “em pleno século XXI as mulheres não podem sofrer nenhum tipo de violência. Então esse aqui é um grande feito do nosso mandato como deputada federal. Sendo assim valeu a pena a nossa ida em Brasília, desde 2015 quando fui vereadora, porque é uma obra que foi garantida pelo governo do Amapá e está sendo construída. Essa casa representa um marco para a proteção das mulheres.
Quando concluído, o local terá 1500 m² e reunirá órgãos da Rede de Atendimento à Mulher, com atendimentos especializados de acolhimento, triagem, apoio psicossocial, jurídico e segurança. O ambiente contará com alojamento, central de transportes, detenção provisória e espaço de convivência.
“Esse lugar vai se tornar o ‘Super Fácil de proteção às mulheres’, funcionando 24 horas por dia. Nós esperamos que essa mulher tenha toda a proteção e que ela não venha a entrar nos índices desfavoráveis que hoje, infelizmente, as mulheres enfrentam”, frisou Aline.
Mery Salles, vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado, disse que o sonho será realizado. “Visitar essa obra da construção da Casa da Mulher Brasileira é muito importante, pois são ganhos, são lutas dos movimentos sociais, que nos deixam muito honrada, nos deixam muito felizes pois sabemos que nossas demandas estão sendo executadas.
Essa casa é um sonho nosso, onde nós planejamos também a exemplo de outros estados, trabalhar política”, disse Mery.
“É uma das maiores obras do nosso governo, que representa um marco para a proteção das mulheres. Queremos implantar aqui metodologias que garantam a resolutividade e agilidade dos problemas, um espaço de acolhimento super acessível com um atendimento integrado de vários órgãos funcionando em regime de plantão. Este modelo será um exemplo para o Brasil e replicado em outros estados e municípios”, destacou o governador Clécio Luís.